Dia do Orgulho LGBTQIA+

Junho é o Mês do Orgulho LGBTQIA+

Em especial, hoje é o dia que se celebra a diversidade sexual e amorosa. Sim, a “sexualidade” e o amor não é só entre homem e mulher, nunca foi, existem e sempre existiram diversas formas de se identificar, expressar o amor e a sexualidade. Você talvez só não sabia porque nos livros “da escola” essas histórias não entram.

Bandeira arco-íris

O movimento surgiu em Nova York num bar chamado Stonewall Inn. O bar era frequentando principalmente por pessoas homossexuais e elas sofriam preconceito, até que os frequentadores se revoltaram. A partir de então se tornou um movimento mundial pela luta de direitos IGUAIS. Lembre-se, os movimentos LGBTQIA+, negros, feministas e etc. não querem direitos a mais, querem direitos IGUAIS.

Stonewall Inn, foto de 1969. Fonte: Galileu

Para a Psicologia não há um problema a ser tratado ou uma doença/patologia. Na verdade, para a ciência não há problema. A demanda geralmente vem de autoaceitação e problemas sociais que a pessoa enfrenta porque a sociedade aprendeu que supostamente isso é errado. Sim, se você vê algo errado, é porque APRENDEU. Se você precisa de ajuda, procure um(a) profissional que tenha experiência em atender a comunidade LGBTQIA+.

Aprenda mais sobre a sigla e sobre a diversidade que ela significa no vídeo de @klebiodamas (canal Mundo Paralelo):


Aprenda mais:

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.