Ler melhora nossa Saúde

Bruno Marinho de Sousa

Durante nossa vida aprendemos sobre o mundo por meio das nossas experiências. Ao viajarmos, aprendemos sobre aquele lugar. A nossa família, cultura, religião, escola, idioma e etc. nos ensinam sobre como se portar, como se relacionar com os outros e, até mesmo, o que sentir em determinadas situações.

E a sede das nossas emoções, lembranças, crenças, preconceitos, sofrimentos e alegrias está no cérebro. Durante a vida então acumulamos várias experiências (boas e ruins). E uma forma de acumular experiências é por meio da leitura.

Mas o que a Leitura tem a ver com Saúde?

Tudo e mais um pouco. Ler é um exercício extremamente complexo para o cérebro. Acompanhe só a parte básica comigo:

Você agora está olhando para figuras geométricas (letras), você as agrupa e forma palavras e frases. Essas figuras geométricas “chegam” até sua retina, passam pelo nervo óptico e quiasma óptico, indo para o seu córtex occipital (responsável pela visão). Depois a informação vai para o córtex auditivo e motor (você “ouve” as palavras na sua cabeça), você entende as informações (usa a memória para dar significado para o que leu). E a memória está localizada em todo o cérebro. Ainda, seu córtex pré-frontal precisa coordenar tudo isso, controlando o ritmo e velocidade da leitura. Ainda guarda temporariamente as informações para seu entendimento (Memória de Trabalho). Isso sem falar da questão semântica.

E alguns estudos mostram que até temos uma Visual Word Form Area (VWFA – Área da forma visual das palavras). Em resumo, ao ler você treina sua percepção, capacidade de concentração, memória e raciocínio complexo. E ainda envolve a amígdala, que controla as emoções.

ClipartKey_1488260
Ler é treinar o cérebro. Imagem: ClipArtKey

 

Um estudo intitulado “Fiction: Simulation of Social Worlds” publicado na revista Trends in Cognitive Sciences mostrou que a leitura nos torna uma pessoa com mais Empatia (capacidade de se colocar no lugar do outro) e melhora nossa Teoria da Mente (capacidade de “entender” as pessoas). Isso é extremamente importante para as nossas relações com as pessoas, pois a todo momento tentamos entender as atitudes, sentimentos dos outros.  (Assista ao vídeo do Minutos Psíquicos ao final do texto).

Mas só vale para ficção, pois ela é uma forma de simulação de mundo. Ao ler sobre a vida de uma personagem aprendemos sobre um mundo que não conhecíamos. O autor nos transporta para esse mundo, nos deixa consciente dele, nos conta o que essa pessoa sente, como ela vê o mundo, como ela é afetada por ele. E podemos ver o mundo por outra perspectiva que não é a nossa. Com isso aprendemos uma nova forma de ver o mundo.  Isso faz algo fantástico que é aumentar nossa capacidade cognitiva para situações cotidianas.

E, se não bastasse, a leitura ainda nos ajuda a ser menos preconceituosos. Um estudo chamado “The greatest magic of Harry Potter: Reducing prejudice” fez uma análise sobre esse tema. Foram conduzidos 3 experimentos para testar se ler Harry Potter poderia melhorar as atitudes em relação a grupos estigmatizados (imigrantes, homossexuais e refugiados). E os resultados? A identificação com o Harry Potter, e a não identificação com Valdemort, promoveram uma melhor visão das pessoas em relação aos grupos estigmatizados: os viam com menos preconceito.

Ainda não se animou a pegar um livro e ler?

Vamos a mais três outros pontos que a ciência mostrou que ler nos ajuda a ter mais Saúde Mental.

Ler ajuda a reduzir o estresse. Um grupo de voluntários teve seu nível de estresse e taxa cardíacos aumentados com exercícios antes de serem testados. Depois foram foram utilizados alguns métodos de relaxamento. Os resultados apontaram que: ler diminuiu em 68% o estresse, ouvir música reduziu em 61%, tomar café em 54%, andar em 42% e jogar videogame em 21% (leia mais aqui).

Ler ajuda a envelhecer com mais saúde. Um estudo analisou o envelhecimento de pessoas e constatou que ler melhora nossa Reserva Cognitiva. Isso desacelera a perda cognitiva com a idade. E ainda nos ajuda a ter menos problemas com as doenças da velhice, como Alzheimer.

Ler nos faz viver por mais tempo do que quem não lê! Um outro estudo mostrou que leitores tiveram uma redução de 20% no risco de mortalidade em relação aos não leitores. Isso tudo, segundo os cientistas, foi mediado pela cognição (lembra da Reserva Cognitiva?).

Em resumo, a leitura tem toda essa capacidade porque ela faz nosso cérebro se aperfeiçoar e nos dá flexibilidade cognitiva. Ao ler temos que treinar nosso cérebro a ficar mais controlado, disciplinado e ficamos menos estressados. Ler nos torna mais empáticos, entendemos melhor as pessoas, o que melhora nossas Habilidades Sociais. Ainda melhora nossa memória e amplia nosso Repertório Comportamental.  Ou seja, a leitura nos dá um superpoder!

 

Então o que você está esperando para começar a ler?

Assista ao vídeo sobre Empatia e Teoria da Mente:

 


Para aprender mais:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.