Terapia Online, Coronavírus e Quarentena

Bruno Marinho de Sousa

A pandemia de coronavírus (Codvid-19) gerou um momento muito delicado no mundo e no Brasil. Milhares ou milhões de pessoas precisarão de atendimento médico. Mas não só isso, também o atendimento psicológico. Então como ser atendido (a) se temos que evitar o contato físico e nos manter em quarentena?

Atendimento Psicológico no Consultório

O atendimento psicológico é associado a estar na mesma sala que o (a) psicólogo (a). Isso implica em ir até o consultório, pegar trânsito para isso, às vezes ficar na sala de espera/recepção, entrar no consultório e se sentar. Durante o atendimento existe o cheiro da sala, a textura do sofá/poltrona, a temperatura, a voz do (a) psicólogo (a), a sua própria voz. É um ambiente rico em informações.

escritório psicologia
Imagem: Freepik, por @vectorpouch

Todos esses fatores, e outros mais, criam um contexto físico para a terapia. Como o contexto tem papel no controle do comportamento, muitas pessoas acham que para ocorrer a terapia é necessário o ambiente físico. Que sem esse movimento de ir e vir, a presença física, o processo terapêutico ficaria comprometido. Bem, mas a ciência mostrou que não é bem assim…

Atendimento Psicológico Online

Há uns anos atrás quando eu ainda estava na graduação já se começou essa discussão sobre outras formas de atendimento psicológico. Ainda não existia smartphone (faz um tempinho…). Como sempre havia os mais puristas que eram contra, que não daria certo por isso e aquilo.

Mas e o que a ciência faz? Ela não vive de opiniões, os cientistas estudam mais o fenômeno, investigam mais e mais. E a ciência não vive dos grandes pensadores. Sem evidências, não tem como apontar a viabilidade de algo.

Leia mais: “É só uma teoria” ou como conceitos científicos são distorcidos

Bem, mas os puristas estavam dando uma opinião, não se baseavam em fatos. O que a nossa amiga ciência trouxe sobre isso? Que o Atendimento Psicológico Online, ou Terapia Online, funciona. E funciona muito bem. Outros estudos, que já citei no texto Atendimento Psicológico Online funciona? apontam que funciona, e bem. Esses e estudos você pode ler aqui:

Uma recomendação importante é avaliar se seu psicólogo ou sua psicóloga tem cadastro do e-psi*, do Conselho Federal de Psicologia. Essa é uma forma de saber se quem vai te anteder está habilitado (a).

Mas não é estranho?

Depende da sua experiência com tecnologia e comunicação online. Se já tem o costume de fazer videoconferência, ligações por aplicativos, conversar por áudio, assistir vídeos pelo celular, provavelmente se sentirá confortável rapidamente com o atendimento psicológico online.

Mas se não tem o costume, pode ser um pouco complicado no começo. No geral devido às dificuldades com a tecnologia. A falta de habilidade com os recursos pode gerar ansiedade e a pessoa pode não gostar da experiência com a tecnologia, não necessariamente com o atendimento.

Inicialmente pode ser estranho também por uma questão de percepção. No atendimento presencial você está diante de uma pessoa, num espaço tridimensional. Além das dimensões físicas captadas pela visão, você ativa os outros sentidos (olfato, cinestesia, tato, etc.).

Já no atendimento online você estará diante de uma tela bidimensional, sem ativar os outros sentidos que são ativados no contexto presencial. Essa “riqueza” é perdida, mas por outro lado, a atenção ficará mais focada porque a pessoa estará concentrada num ponto mais específico (tela), o mesmo valendo para sua audição. Há ganhos e perdas em ambas as formas de atendimento (online e presencial).

Como funciona a terapia online na prática?

A primeira coisa é diferenciar se você já faz terapia presencial e vai migrar para a online. Ou se já vai começar pela terapia online. Vamos começar com a migração. Na migração, você já conhece a pessoa que te atende (psicólogo), já possuem afinidade, você já está bem familiarizada (o) com a terapia. Então é necessário apenas negociar horário, formas de atendimento e outros cuidados que irei citar.

Sempre avalie se seu psicólogo está cadastrado no e-psi: e-Psi*

Já começar a terapia online do zero pode ser mais estranho. Alguns passos simples podem ajudar a tirar essa “estranheza”, como entrar em contato com o psicólogo, se apresentar, negociar dia, horário, tirar suas dúvidas e firmar um acordo prévio (por exemplo, valores, faltas, remarcações, etc.).

Agora os passos em comum para quem migra e para quem começa:

  • Decidir sobre qual aplicativo, programa ou plataforma utilizar;
  • Testar antes do atendimento se está tudo funcionando, se familiarizar com o aplicativo, programa ou plataforma;
  • Verificar se o contato de seu psicólogo ou sua psicóloga está na sua lista;
  • Busque um lugar tranquilo e que te dê privacidade na sua casa, trabalho ou onde estiver;
  • Converse com as pessoas do local que você necessitará de um tempo nesse lugar;
  • Dê preferência para fones de ouvido com microfone ou headsets (garante a qualidade do som);
  • Se for celular, tablet ou algo do tipo, deixe posicionado numa posição fixa e confortável para você poder ver a tela;
  • Tente deixar o topo da sua cabeça próximo ao topo da tela (veja a imagem abaixo), assim você olhará perto da câmera e o contato visual ficará melhor;
  • Silencie as notificações dos aplicativos e programas;
  • Feche os programas e aplicativos que gastam muita banda de internet, como torrents, downloads em geral (se tem outras pessoas na casa, peça essa gentileza);
  • Agora você pode começar o atendimento.

E lembre-se, se não gostar, você não tem obrigação de continuar. Mas se não gostar, converse, explique para seu psicólogo ou psicóloga o motivo. Talvez seja possível lidar de alguma forma melhor com isso.

conceito-de-videoconferencia-para-a-pagina-de-destino_52683-18609
Imagem: Freepik, por @pikisuperstar

Considerações finais

A terapia online funciona. Claro que não é igual a presencial, mas isso não quer dizer que é pior ou melhor. Apenas é diferente. E vamos ser sinceros, já é o presente e o futuro, né? Estamos conectados o tempo todo, praticamente o celular já faz parte do nosso corpo.


Leia mais:

       Terapia Cognitivo-Comportamental Para Leigos, na Amazon.

* No momento que escrevo esse texto todos psicólogos estão autorizados a utilizar a plataforma, mesmo sem a provação do cadastro: “não será necessário aguardar a confirmação da plataforma para começar o trabalho remoto.”Os cadastros “vencidos” também estão permitidos. Mais informações: Coronavírus: Comunicado sobre atendimento on-line.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.