Indicações

Aqui você encontra minhas dicas sobre produtos, livros, recursos, sites para aprender mais sobre Psicologia, Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e Neurociências. Ao utilizar o link disponível aqui. você será redirecionada (o) para o site da Amazon Brasil.

Livros gerais:

Fundação – Declínio e Ascensão, de Isaac Asimov: https://amzn.to/3otKtZB

Em Busca de Sentido, de Viktor Frankl: https://amzn.to/35zaBtt

Kindle Paperwhite

Eu tenho o Kindle Paperwhite. Basicamente ele é um aparelho que te permite ler com bastante conforto visual. O equipamento parece um tablet, mas é bem diferente em seu uso. Por exemplo, a tela dele é antirreflexo e ele é um leitor de livros digitais, as outras funcionalidades então não serão como às de um smartphone ou tablet.

Para vocês terem ideia do quanto ele é bom: antes eu lia um livro a cada dois meses (e olhe lá). Depois do Kindle Paperwhite eu leio no mínimo dois por mês. Claro, eu estou falando de literatura e coisas do dia a dia, não de livros científicos ou de “estudar” rs. A bateria dura semanas! E há a possibilidade de você armazenar centenas de livros (dependendo do tamanho, claro).

Amazon Prime

O Amazon Prime é um serviço diferente. Ele agrega vários serviços num só: Prime Video, Prime Reading, Prime Music, Twitch Prime (jogos), Entrega Prime e Ofertas exclusivas. Estou gostando bastante, mas uso apenas o Prime Vídeo para assistir séries e filmes (tá melhorando muito o catálogo) e o serviços de entregas. Esse é bastante rápido e ajuda muito a economizar no frete (que tem muita coisa disponível nessa modalidade).

Livros

Os livros que vou indicar se referem a tudo que possa te ajudar a se desenvolver mais. Também indicarei outros não diretamente ligados aos temas do site, mas que irão promover o mesmo resultado.

Livros básicos sobre Psicologia e Terapia Cognitivo-Comportamental

Introdução a Psicologia de Atkinson & Hilgard: esse livro é bastante completo, aborda a Psicologia desde suas bases fundamentais (histórico, origens e contexto histórico) até a temas aprofundados como Ética e Personalidade. É meu preferido. Introdução a Psicologia, de Linda Davidoff: gosto bastante desse, não é tão completo quando o anterior, mas tem uma coisa legal – aponta aplicações práticas dos conceitos estudados. PsicologiaS: esse é escrito por cientistas brasileiros. Eu li a versão mais antiga. É bom, é interessante porque fica filtrado para a Psicologia estudada no Brasil (os outros são dos EUA).

História da Psicologia

Esses livros são para você que tiver interesse em entender a história e a lógica da evolução do raciocínio psicológico. Eles apresentam como a Psicologia se tornou uma ciência independente e sólida.

História da Psicologia Moderna, Schultz: esse aparentemente é mais didático e foi modernizado, inserindo sites recomendáveis. História da Psicologia Moderna, Goodwyn: esse eu o li mais que o outro. Achei excelente. Cheio de curiosidades e contextualizações. O Mundo assombrado pelos demônios (de Carl Sagan): não é de “psicologia”, mas trata de ciência e de comportamento humano, é um livro fantástico.

Livros iniciais/básicos sobre Terapia Cognitivo-Comportamental

Terapia Cognitivo-Comportamental para Leigos: ele é para você que não faz a mínima ideia do que é uma abordagem psicológica. Ou então começou a fazer terapia e quer ter uma espécie de apoio para sua Psicoeducação. Aprendendo Terapia Cognitivo-Comportamental: Um guia Ilustrado: esse já vai exigir um pouquinho mais de conhecimento. Então é para quem já tem uma base em Psicologia, ou TCC. Terapia Cognitivo-Comportamental, Judith Beck: Judith Beck é filha de Aaron Beck, quem desenvolveu a Terapia Cognitiva. Nesse livro ela fornece fundamentos inovações sobre a prática clínica, com várias sugestões de intervenções e exemplos.

Nível Médio em Psicologia

Desenvolvimento Humano, Papalia e Feldman: Esse livro, como o nome indica, é para você entender as “etapas da vida”. Aborda o desenvolvimento físico, cognitivo e social. Princípios Básicos de Análise do Comportamento: Esse livro eu acho excelente. Quando fui professor no curso de Psicologia da UFG eu o utilizava. Simples, com exemplos claros e muito didático. Esse livro é indicado para você aprender conceitos básicos de forma bem simples. São muitos exemplos práticos e voltados para o cotidiano. Psicologia Cognitiva, da Margareth Matlin: grosso modo, essa área da psicologia estudos os processos cognitivos, como a memória, percepção, atenção e etc. Esse livro pra mim é muito bem escrito, com muitos exemplos claros e a lógica dos capítulos te dará uma boa base para entender mais sobre a Psicologia. Outro livro famoso sobre o tema é Psicologia Cognitiva, do Robert Sternberg.

Neurociências

Neurociência para Leigos: a série para “leigos” muitas vezes pode passar a impressão errada. Ela é muito boa para você que não sabe sobre o assunto ou sabe pouco. Nesse livro dão uma geral sobre o Sistema Nervoso chegando a abordar até a Consciência. Neurociência e Educação: aqui também você pode se enganar com o nome. O livro aborda uma visão geral dos processos neurológicos na aprendizagem (não necessariamente educação). Princípios de Neurociências, de Eric Kandel: desse livro não tem muito o que se falar, quer aprender Neurociências? Então é obrigatório sua leitura!

Uma nova visão…

Por que Não Somos Racionais: Como o Cérebro Faz Escolhas e Toma Decisões: esse livro de 128 páginas surpreende e é excelente. A sua leitura é fundamental para desmistificar muitos mitos da Neurobobagem. O Capítulo 8: “Processamentos consciente e inconsciente: existe mesmo o livre-arbítrio?” vai te dar uma nova visão sobre as nossas ações! Se quiser ler uma amostra, clique aqui. Reinvente sua vida é um livro escrito por Jeffrey Young e Janet Klosko. Young é um autor/cientista do comportamento que desenvolveu a Terapia do Esquema. Essa foram de psicoterapia é fantástica e o livro permite um excelente acompanhamento para quem está em Terapia do Esquema. Ele também pode ser ótimo para quem tem interesse em como funciona a psicoterapia de modo geral. A única ressalva é não tentar se autoajudar sem o auxílio de um profissional capacitado. O Peso das Dietas, de Sophie Deram. Esse livro é muito bom para você que quer emagrecer, já fez dietas mirabolantes e ainda busca outras mais desafiadoras ainda.

Regulação Emocional

Regulação Emocional, de Robert Leahy e colaboradores. Nesse livro os autores abordagem como manejar nossas emoções. Com vários exercícios e explicações. A linguagem das Emoções, de Paul Ekman: vai trabalhar diversos aspectos das emoções, do padrão comportamental que elas geram e como as identificar nos outros. Paul Ekman é o cientista que abriu caminho para o estudo científico das emoções e é a maior referência na área! O Erro de Descartes, de António Damásio: nesse livro o neurocientista aponta o papel fundamental das emoções e sentimentos na nossa racionalidade. O livro exige um pouco de paciência para quem não está acostumando com termos de neuroanatomia.

Livros para psicólogos:

Terapia dos Esquemas, Jeffrey Young: https://amzn.to/2Tkt73b