Psicoterapia

O processo de psicoterapia no Brasil ainda é algo envolto de muito mistério e desconhecimento por parte das pessoas. Isso leva ao receio de ir ao psicólogo e, até mesmo, ao preconceito com quem vai ou quando te sugerem ir.
Nos textos do blog tentarei explicar melhor como funciona a psicoterapia. Aqui vou apenas dar uma visão geral sobre o processo.

O que é?
Psicoterapia é um processo colaborativo baseado na relação entre psicológico e cliente (você é cliente porque contrata um serviço). Por meio de diálogos, discussões, questionamentos, técnicas e propostas de intervenção, nós psicólogos trabalhamos juntos com você. Nosso objetivo é identificar e modificar pensamentos, comportamentos e emoções que atrapalham você, podendo levar ao sofrimento ou a outros problemas (como não ir atrás de seus objetivos de vida, solucionar problemas diversos e etc.).

Com qual abordagem eu trabalho?
Para o trabalho de psicoterapia eu utilizo a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). A TCC, em linhas gerais, trabalha com a ideia de que o que você pensa influencia o que você faz (comportamento) e o que você sente (emoção).

modelo-cognitivo

Se observar a figura, você pode estar numa situação (Evento), onde faz uma avaliação cognitiva (Pensamento), sente algo e se comporta. Mas o ciclo pode ser disfuncional e você pode exagerar o que sente (Emoção), interferindo nos outros processos (Pensamento e Comportamento).

Essa abordagem possui um embasamento teórico e procedimentos (técnicas) cientificamente validados. Isso permite te ajudar a desenvolver formas mais saudáveis e eficientes de lidar com pensamentos, comportamentos e emoções. Em linhas gerais, por meio da TCC os psicólogos buscam te ajudar a ter uma vida mais saudável, feliz e produtiva, em qualquer idade.

Como é o processo de TCC?
Resumidamente, para iniciar o psicoterapia em TCC você entrará em contato comigo. A partir disso analisaremos, juntos, sua demanda para saber o que você espera do processo e seus objetivos. Se entrarmos em acordo, marcaremos uma sessão em meu consultório e o processo efetivamente se inicia. Na primeira sessão iremos também estabelecer um Termo de Compromisso para o nosso trabalho.

Nas primeiras sessões iremos trabalhar o que te levou a buscar ajuda, o que é o problema, há quanto tempo ele te atrapalha, como ele se manifesta, com quem, em quais situações e etc. Isso pode durar umas 3 a 4 sessões. Após essa avaliação inicial, entenderemos como você funciona em relação ao problema. Depois estabeleceremos uma forma de trabalho. Não se preocupe se achar que “não vou conseguir falar”, ou “não sei como fazer”. Sou treinado justamente para te ajudar nisso. Mas é muito importante que você participe ativamente do processo.

Como funciona uma sessão?
As sessões têm duração média de 50 minutos e são, geralmente, semanais. Uma sessão típica (após a avaliação inicial) funciona assim:

  • Feedback da semana: irei avaliar com você como foi sua semana, se houve alguma atividade (terapia em casa) para fazer, iremos avaliar como foi e o que aprendeu com isso;
  • Dúvidas e emergências: irei perguntar se quer trabalhar algo específico que surgiu ou se deveremos seguir o nosso plano de trabalho;
  • Desenvolvimento: iremos ao nosso plano de trabalho para lidar com o seu problema. Aqui é onde eu uso alguma técnica cientificamente comprovada. Não utilizarei qualquer técnica apenas por ser cientificamente comprovada. Utilizarei apenas as técnicas aplicáveis ao seu caso e que tenham relação com o seu problema. Essa é a parte mais demorada da sessão.
  • Considerações gerais: discutiremos alguns aspectos que você possa ter aprendido com a técnica;
  • Terapia em casa (ou tarefa de casa): iremos estabelecer alguma atividade para que você continue trabalhando seu problema em casa. Isso é muito importante, pois te ajuda a incorporar o que aprende nas sessões.

Quanto tempo dura a psicoterapia?
Não há um número específico de sessões ou quanto tempo você precisará de psicoterapia. Isso ocorre porque são inúmeras variáveis que interferem: sua disposição, seu tempo (como você processa o que está acontecendo), a gravidade do problema, outras pessoas que podem estar envolvidas.

Se você fizer uso de medicamentos, esses influenciarão na psicoterapia. Além disso, será necessário o trabalho em conjunto com o médico que os prescreveu. Assim, teremos que trabalhar juntos para que você estabilize a medicação e possa obter bons frutos da psicoterapia.

Fazer psicoterapia é garantia que vou melhorar?
Nenhuma psicoterapia poderá te dar essa certeza. Conforme já disse anteriormente, existem diversas variáveis que interferem. Além disso, dependendo da gravidade do seu problema (se for crônico, por exemplo), você pode apenas lidar melhor com ele.  No geral a TCC obtém resultados positivos para diversos problemas e transtornos.

Se eu não estiver satisfeito com a psicoterapia, posso largar?
Sim. Você pode abandonar a psicoterapia quando quiser. Psicólogos são prestadores de serviços, por isso você será um cliente. Se estiver insatisfeito com o serviço, pode interrompê-lo. Isso tudo será explicado nas sessões iniciais. Mas a qualquer momento da terapia você pode abordar esse ponto comigo. Assim podemos, juntos, entender o que está acontecendo. Caso a sua insatisfação continue, posso indicar outro profissional.

Mas essa tal de TCC funciona mesmo?
Sim. As melhores universidades do mundo utilizam essa abordagem, como você pode observar aqui. Diversos estudos apontam sua eficácia para transtornos de ansiedade, depressão, fobias, transtornos obsessivo-compulsivos, transtorno de estresse pós-traumático, anorexia, bulimia e etc. Você pode ter mais informações no livro: A Terapia Cognitivo-Comportamental Baseada em Evidências.

Qual o seu foco de trabalho?
O foco principal do meu trabalho em Psicoterapia é:

  • Transtornos de Ansiedade e Fóbicos;
  • Manejo de Estresse;
  • Transtornos Depressivos;
  • Transtorno Obsessivo-compulsivo;
  • Transtorno de Estresse Pós-traumático;
  • Acompanhamento Psicológico de Dieta para emagrecimento, doenças crônicas e esporte.
  • Outros casos serão avaliados e, se necessário, encaminhados.

Não tenho problemas que necessitem de psicoterapia, mas queria melhorar algumas coisas na minha vida pessoal ou no trabalho. Posso fazer psicoterapia?
Sim. Em geral o foco da psicoterapia é ajudar a pessoas a aliviarem seu sofrimento e/ou lidarem com problemas. Mas é possível sim fazer um trabalho de melhoria de habilidades, competências e, também, para que você atinja objetivos que adia há muito tempo. Para isso eu criei a aba “Coaching Psicológico”, onde explico melhor o trabalho.

 


Observações adicionais:
Psicólogo: profissional formado em Psicologia, que pode utilizar, por exemplo, a TCC.
Psiquiatra: profissional formado em medicina que se especializou em Psiquiatria.
Psicanalista: profissional graduado, geralmente em Psicologia ou Medicina, que fez um curso de psicanálise.