O serviço de supervisão é exclusivo para profissionais da Psicologia, devidamente registrado em algum Conselho Regional de Psicologia (CRP). A supervisão é na abordagem da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e suas variantes.
A supervisão é feita por mim, Dr. Bruno Marinho de Sousa. Eu tenho doutorado e mestrado em Ciências, pelo Programa de Psicobiologia (um ramo das Neurociências) da Universidade de São Paulo (USP), fiz uma parte do meu doutorado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) no Laboratório de Percepção, Neurociências e Comportamento. E já fui professor do curso de Psicologia da Universidade Federal de Goiás (UFG), Regional Catalão. Também já fui professor de curso especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Instituto Integrare, de Uberlândia.
Atualmente trabalho como psicólogo, na abordagem da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). E sou formado em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) desde 2006.

A supervisão pode ser:
- presencial ou on-line;
- duração de até 70 minutos se for individual;
- cada supervisão individual tem o valor de R$500,00;
- grupos de até 3 pessoas possuem valor diferenciado,
- em grupo a duração da supervisão é de 100 minutos;
- valor em grupo dependerá do número de pessoas, sendo o mínimo para o grupo de R$750 reais.
A dinâmica das supervisões irá variar conforme a demanda de seus clientes, número de pessoas na supervisão e conhecimento dos supervisionados na abordagem. O método da supervisão é baseado em discussões teóricas, práticas e de procedimentos a serem adotados, sempre de acordo com o referencial teórico da TCC e Análise do Comportamento, e na Psicologia Baseada em Evidências (PBE).
Haverá “tarefas de casa” para os supervisionados. Também sempre levamos em conta aspectos culturais da região e o Código de Ética Profissional do Psicólogo (sempre). Sugiro inicialmente levar 2 casos para serem trabalhados com mais profundidade. Com o passar do tempo ficará mais fácil para você lidar com mais casos. Nas supervisões em grupo é interessante que todos discutam os casos, buscando integrar teoria e prática.
Aqui apresento alguns exemplos, bem simplificados, de questões que podem ser trabalhadas durante a supervisão:
Exemplos de Casos para Supervisão em TCC:
1. Ansiedade Social:
- Descrição do caso: Você traz o caso de uma cliente de 25 anos que relata sentir muita ansiedade em situações sociais, como festas, reuniões de trabalho ou apresentações em público. Ela evita essas situações o máximo possível, o que está interferindo em sua vida pessoal e profissional.
- Questões para supervisão:
- Juntos podemos discutir a Conceitualização de Caso ou Análise Funcional do Comportamento dela;
- Estabelecer estratégias para um diagnóstico diferencial;
- Fundamentar um projeto terapêutico para ela;
- A partir disso, estabelecer algumas técnicas de TCC que podem ser utilizadas para ajudar a cliente;
- Como podemos trabalhar com a cliente para identificar e modificar seus pensamentos negativos relacionados a situações sociais?
- Quais estratégias podem ser utilizadas para ajudar a cliente a se expor gradualmente a situações sociais que a causam ansiedade?
- É necessário um Treinamento de Habilidades Sociais (THS)?
2. Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC):
- Descrição do caso: Um cliente de 27 anos relata ter pensamentos obsessivos intrusivos sobre doenças e morte. Para tentar reduzir sua ansiedade, ele realiza compulsões como lavar as mãos repetidamente, verificar se a porta está trancada e contar objetos. Esses comportamentos estão consumindo muito tempo do seu dia e interferindo em sua rotina.
- Questões para supervisão:
- Como podemos utilizar a TCC para ajudar o adolescente a identificar e desafiar seus pensamentos obsessivos?
- Quais técnicas de TCC podem ser utilizadas para ajudar o adolescente a reduzir seus comportamentos compulsivos?
- Como podemos trabalhar com o adolescente para desenvolver estratégias de prevenção de recaída?
- Como estabelecer um padrão mais funcional para o “lavar as mãos”?
- Se não houver acompanhamento com psiquiatra e dermatologista, trabalhar para que o cliente procure ajuda nessas áreas também.
5. Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT):
- Descrição do caso: Uma mulher de 40 anos relata ter vivenciado um acidente de carro há alguns meses. Desde então, ela tem flashbacks do acidente, pesadelos, dificuldade para dormir, irritabilidade e dificuldade para se concentrar. Ela evita locais e situações que a lembrem do acidente.
- Questões para supervisão:
- Quais técnicas de TCC podem ser utilizadas para ajudar a mulher a processar o trauma do acidente?
- Como realizar uma Dessensibilização Sistemática com ela?
- Como podemos pedir a colaboração da família para ajudá-la?
- Quais estratégias de relaxamento podem ser ensinadas à cliente para ajudá-la a controlar sua ansiedade e melhorar sua qualidade de sono?
E as supervisões em grupo??
Bem, elas possuem uma dinâmica diferente. O objetivo principal das supervisões em grupo em TCC é termos um espaço de aprendizado colaborativo e troca de experiências para aprimorar suas habilidades psicoterapêuticas. Nesse caso é importante a discussão de casos reais e da análise crítica de cada participante. Assim podemos desenvolver o olhar de diferentes perspectivas.
A discussão em grupo permite também cada pessoa refletir sobre sua própria prática, pontos fortes e pontos a melhorar. A troca de experiências também permite criar uma rede profissional de apoio, de indicações quando necessário, formando um network bastante produtivo.
Estrutura da Supervisão (individual e em grupo)
1. Apresentação/revisão desde a última sessão:
- O supervisor inicia a supervisão conhecendo um pouco de você (s), quando for a primeira vez. Também se apresentará e explicará a dinâmica para a supervisão.
- Cada participante se apresenta brevemente, mencionando seu nome e experiência profissional.
2. Apresentação do caso:
- Na supervisão individual você escolhe um caso e o apresenta.
- Em grupo: Um dos participantes apresenta um caso clínico que ele está acompanhando em sua prática profissional.
- A apresentação deve ser clara, concisa e organizada, focando nos aspectos relevantes do caso, como histórico do cliente, queixa principal, diagnóstico (se houver), intervenções realizadas e resultados obtidos até o momento.
- A apresentação do caso já faz parte do treinamento.
3. Discussão do caso:
- O supervisor (se em grupo: e os demais participantes) discutem o caso apresentado, utilizando os princípios da TCC para:
- Analisar a formulação de caso do terapeuta;
- Identificar os pensamentos, emoções e comportamentos problemáticos ou disfuncionais do cliente;
- Discutir alternativas de intervenção e possíveis desafios;
- Sugerir técnicas de TCC adequadas para o caso;
- Verificar a necessidade de rede apoio, encaminhamento, dificuldades que você (s) pode (m) ter em atender o caso;
- Analisar o impacto emocional que o caso tem em você;
- Refletir sobre a ética profissional na prática da TCC.
4. Feedback e resumo dos pontos principais:
- O supervisor sintetiza os principais pontos da discussão e fornece feedback ao terapeuta que apresentou o caso.
- Os participantes também podem compartilhar suas reflexões finais sobre o caso.
5. Tarefas para casa e encerramento da sessão:
- O supervisor define tarefas para casa para os participantes, como aprofundar seus estudos sobre um determinado tema da TCC, assistir a vídeos de demonstração de técnicas ou refletir sobre suas próprias experiências como terapeutas.
- A sessão é encerrada com agradecimentos aos participantes.
Dinâmica da Discussão:
A discussão dos casos nas supervisões em grupo em TCC deve ser conduzida de forma colaborativa e respeitosa, utilizando os seguintes princípios:
- Escuta ativa: Os participantes devem ouvir atentamente a apresentação do caso e as intervenções dos demais, demonstrando interesse e empatia.
- Respeito à diversidade de opiniões: É importante reconhecer que diferentes profissionais podem ter diferentes perspectivas sobre o mesmo caso, e que todas as opiniões devem ser respeitadas.
- Foco no aprendizado: O objetivo principal da discussão é o aprendizado mútuo e o aprimoramento das habilidades dos participantes, e não a crítica ou o julgamento.
- Confidencialidade: As informações sobre os casos e os clientes devem ser mantidas em sigilo, preservando a ética profissional.
- O Código de Ética deve ser respeitado e discutido sempre que necessário.
Recursos Adicionais:
Para enriquecer a dinâmica das supervisões em grupo em TCC, eu posso utilizar outros recursos, como:
- Apresentação de vídeos de demonstração de técnicas: Essa atividade pode ser útil para ilustrar como aplicar as técnicas de TCC na prática.
- Discussão de artigos científicos: A leitura e discussão de artigos científicos podem contribuir para a atualização dos participantes sobre as últimas pesquisas em TCC.
- Simulações de sessões terapêuticas: Os participantes podem realizar simulações de sessões terapêuticas, com o objetivo de praticar suas habilidades de intervenção e receber feedback do supervisor e dos demais participantes.
Caso tenha interesse e tenha ficado alguma dúvida, entre em contato pelo WhatsApp:
Observações adicionais:
- Caso tenha interesse, acesse a página Contato ou envie e-mail para:
Bruno: bruno@psicologiacatalao.com.br
WhatsApp: WhatsApp (apenas mensagem e método preferencial) - Meu Currículo Lattes
- Se tiver interesse em TCC, mas não tenha formação na área, existe a possibilidade de trabalharmos com um curso de Introdução a Terapia Cognitivo-Comportamental.
- Download: Código de Ética Profissional do Psicólogo
