Campanha Janeiro Branco

11

Você engorda, procura ajuda médica para emagrecer. Machuca, sente dor, vai ao pronto socorro, buscar ajuda médica. Se tem filhos, basta uma febre para correr ao pediatra. Quer emagrecer, vai ao ou a nutricionista. Quer iniciar atividade física, vai a uma academia e recebe orientação do profissional de educação física (ou procura personal trainer). Seu cachorrinho adoece, leva ao veterinário.

Tudo certo, normal. Mas e quando o seu lado psicológico vai mal, o que você faz?

Se é como boa parte da população, não faz algo. Acha que isso é frescura, vai passar, ou é normal se sentir assim. Infelizmente é isso que acontece para a maioria das pessoas. Elas sofrem sozinhas, ou sofrem sem procurar ajuda por medo ou preconceito de procurar ajuda especializada. Se quer entender melhor isso, leia o texto: Mito 2: Mentiras que contam sobre Terapia.

A campanha Janeiro Branco começou com o objetivo de desmistificar a Saúde Mental. Ela teve início com o psicólogo Leonardo Abrahão, de Minhas Gerais. Leia mais aqui no psico.online. Inspirado na campanha Outubro Rosa, ele criou a ideia do Janeiro Branco que tem vários objetivos, como:

Campanha Janeiro Branco: uma campanha dedicada a convidar as pessoas a pensarem sobre suas vidas, o sentido e o propósito das suas vidas, a qualidade dos seus relacionamentos e o quanto elas conhecem sobre si mesmas, suas emoções, seus pensamentos e sobre os seus comportamentos.”

É uma campanha sem fins lucrativos que visa promover a desmistificação dos cuidados com a Saúde Mental. Também visa promover a ações em saúde mental e emocional. Para isso busca a psicoeducação, seja por meio de textos, palestras, entrevistas, etc.

Se quer colaborar ou ler sobre a campanha, basta procurar pela hashtag:

#JaneiroBranco

Você pode conhecer melhor a campanha baixando o arquivo do site Janeiro Branco ou clicando aqui: Quem cuida da mente, cuida da vida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s