Dia do Psicólogo

1024px-psi2-svgDia 27 de agosto é o dia da Psicologia como profissão no Brasil. Essa data foi escolhida devido a Lei 4.119, de 27 de agosto de 1962, que regulamentou a profissão e a criação de cursos no país. Essa Lei constituiu que é função privativa do Psicólogo e utilização de métodos e técnicas psicológicas com os seguintes objetivos:

a) diagnóstico psicológico;
b) orientação e seleção profissional;
c) orientação psicopedagógica;
d) solução de problemas de ajustamento.

Como você pode ler no texto Origem e Breve História da Psicologia, ela é relativamente recente como ciência, sendo fundada em 1879. Mas no Brasil demorou ainda mais para se tornar uma profissão e ter certo respeito científico. E isso contribui para o preconceito e a escassez que havia, e ainda há, de bons profissionais mercado.

Apesar de ser uma profissão regulamentada, nós psicólogos ainda temos um longo caminho para percorrer até consolidar nossa profissão. Por causa da grande variedade de abordagens e áreas de atuação, a Psicologia acaba confundindo quem não a estudou. E não se preocupe, para quem estuda também é difícil.

O maior desafio é a busca por um Psicologia Baseada em Evidências1. Hoje a Psicologia é repleta de “autoridades” que simplesmente alegam algumas explicações baseadas em opiniões, psicólogos que trabalham com exoterismo, horóscopo, astrologia, técnicas sem fundamentação alguma, criticam o método científico (mas tomam o remédio para doenças – que foi testado pelo mesmo método…), misturam Psicologia com Religião e etc. O psicólogo pode sim ter sua religião, mas não deve usar isso para explicar o que acontece com você, muito menos impor sua visão religiosa durante o atendimento.

skinner-anos-80Para finalizar, deixo aqui a frase do maior psicólogo de todos os tempos, B. F. Skinner sobre a importância da Psicologia como ciência:

“…as teorias afetam a prática. Uma concepção científica do comportamento humano dita uma prática, a doutrina da liberdade pessoal outra. Confusão na teoria significa confusão na prática.” (Skinner)


Sobre a Psicologia Baseada em Evidências:


  1. Fonte da citação: Skinner, B.F. (2003). Ciência e Comportamento humano. São Paulo: Martins Fontes.Sobre a Psicologia Baseada em Evidências

2 comentários sobre “Dia do Psicólogo

  1. SILVIA HELENA MINUNCIO DO NASCIMENTO disse:

    Oi bom dia! Então parabéns pra vc que faz parte da psicologia. Que tenha muito sucesso na sua profissão. Deus te ilumine com muita sabedoria e disposição para aprender sempre e compartilhar seu conhecimento com Seus pacientes. Você e um ótimo profissional. Parabéns. Sucesso

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s