Bruno Marinho de Sousa
Você está lendo esse texto pelo seu celular? Você acha que seu celular é limpo?
Se você acha que limpar o celular é apenas limpar o histórico de navegação ou a capinha, está enganada (o)! O que é mais limpo: seu celular ou um assento sanitário público? Pense bem antes de responder. Se respondeu seu celular, pode ser que esteja enganado. Quando foi que o limpou pela última vez? Enquanto isso os banheiros públicos geralmente têm pessoas para limpá-los com frequência…

Para você ter dimensão do quanto um celular pode ser sujo e “perigoso”, um estudo investigou os celulares que são levados para salas de operação (cirurgias ortopédicas nesse estudo). 53 celulares foram examinados com uma técnica específica para avaliar o nível de contaminação orgânica. Depois foram desinfetados e uma semana depois reavaliados. Os resultados podem ser preocupantes:
83% dos celulares (44) tinham bactérias patogênicas na avaliação inicial, 8% (4) ainda possuem bactérias desse tipo após a desinfecção. E, uma semana após o procedimento, 75% estavam com bactérias. Fonte: PubMed
Outro estudo mostra que um banheiro público pode ser 10 vezes mais limpo que seu celular! Pense bem, um banheiro público é mais limpo que esse seu objeto que vai à sua boca, sua orelha, suas mãos, que depois de você manusear, você coloca o dedo no nariz, boca, cumprimenta os outros…

Mas claro que você acha que não faz isso, mas alguns cientistas mostram o contrário. Um adulto coloca o(s) dedo(s) na boca, nariz ou olhos cerca de 16 vezes por dia. Já uma criança pode fazer isso cerca de 80 vezes! Ou seja, o seu celular que pode estar mais sujo que um banheiro público contamina sua mão e seus dedos e depois você os leva para contaminar outras partes sensíveis do seu corpo (as mucosas, por exemplo).
Sabe por que você não vê “perigo” no seu celular? Porque ele é muito familiar para você e isso provoca um efeito psicológico que te tranquiliza. Um psicólogo e cientista da Universidade do Oregon (Paul Slovic) avaliou a percepção de riscos e descreveu 9 fatores que as pessoas usam para avaliar se o que estão usando é ou não seguro. Dentre os fatores, alguns que usamos são:
se é conhecido da ciência ou por você, se é controlável ou não, se é velho ou novo, se é voluntário ou não, se é comum ou não, se as consequências são imediatas ou não e etc.
Bem, seu celular é conhecido da ciência, por você, é controlável, normalmente novo (não tem muitos anos), voluntário (você quis tê-lo), é bem comum ter um, qualquer efeito negativo dele pode demorar anos…
Em outras palavras, você tem mais medo de energia nuclear do que seu celular, porque ela é desconhecida por você, você não sabe como controlá-la e as consequências parecem imediatas. Mas o perigo do celular está mais ao seu alcance.
Então, lembre-se que o inimigo está nas suas mãos e limpe seu celular!
Leia mais:
- Seu celular é mais sujo que a privada!
- O estudo sobre a contaminação dos celulares na sala cirúrgica.
- Primeira imagem e Infográficos sobre celular e sujeira: knowthyphone