Psicoterapia

O processo de psicoterapia no Brasil ainda é algo envolto de muito mistério e desconhecimento por parte das pessoas. Isso leva ao receio de ir ao psicólogo e, até mesmo, ao preconceito com quem vai ou quando te sugerem ir. Nos textos do blog explico melhor como funciona a psicoterapia. Aqui vou apenas dar uma visão geral sobre o processo.

modelo-cognitivo

Como é o processo de TCC?
Resumidamente, para iniciar o psicoterapia em TCC você entrará em contato comigo. A partir disso analisaremos, juntos, sua demanda para saber o que você espera do processo e seus objetivos. Se entrarmos em acordo, marcaremos uma sessão em meu consultório e o processo efetivamente se inicia. Na primeira sessão iremos também estabelecer um Termo de Compromisso para o nosso trabalho.

Nas primeiras sessões iremos trabalhar o que te levou a buscar ajuda, o que é o problema, há quanto tempo ele te atrapalha, como ele se manifesta, com quem, em quais situações e etc. Isso pode durar umas 3 a 4 sessões. Após essa avaliação inicial, entenderemos como você funciona em relação ao problema. Depois estabeleceremos uma forma de trabalho. Não se preocupe se achar que “não vou conseguir falar”, ou “não sei como fazer”. Sou treinado justamente para te ajudar nisso. Mas é muito importante que você participe ativamente do processo.

Como funciona uma sessão?
As sessões têm duração média de 60 minutos e são, geralmente, semanais. Uma sessão típica (após a avaliação inicial) funciona assim:

  • Feedback da semana: irei avaliar com você como foi sua semana, se houve alguma atividade (terapia em casa) para fazer, iremos avaliar como foi e o que aprendeu com isso;
  • Dúvidas e emergências: irei perguntar se quer trabalhar algo específico que surgiu ou se deveremos seguir o nosso plano de trabalho;
  • Desenvolvimento: iremos ao nosso plano de trabalho para lidar com o seu problema. Aqui é onde eu uso alguma técnica cientificamente comprovada. Não utilizarei qualquer técnica apenas por ser cientificamente comprovada. Utilizarei apenas as técnicas aplicáveis ao seu caso e que tenham relação com o seu problema. Essa é a parte mais demorada da sessão.
  • Considerações gerais: discutiremos alguns aspectos que você possa ter aprendido com a técnica;
  • Terapia em casa (ou tarefa de casa): iremos estabelecer alguma atividade para que você continue trabalhando seu problema em casa. Isso é muito importante, pois te ajuda a incorporar o que aprende nas sessões.

Quanto tempo dura a psicoterapia?
Não há um número específico de sessões ou quanto tempo você precisará de psicoterapia. Isso ocorre porque são inúmeras variáveis que interferem: sua disposição, seu tempo (como você processa o que está acontecendo), a gravidade do problema, outras pessoas que podem estar envolvidas.

Se você fizer uso de medicamentos, esses influenciarão na psicoterapia. Além disso, será necessário o trabalho em conjunto com o médico que os prescreveu. Assim, teremos que trabalhar juntos para que você estabilize a medicação e possa obter bons frutos da psicoterapia.

Mas essa tal de TCC funciona mesmo?
Sim. As melhores universidades do mundo utilizam essa abordagem, como você pode observar aqui. Diversos estudos apontam sua eficácia para transtornos de ansiedade, depressão, fobias, transtornos obsessivo-compulsivos, transtorno de estresse pós-traumático, anorexia, bulimia e etc. Se tiver um bom nível de inglês pode pesquisar nesse site: https://div12.org/, que é mantido pelo Associação Americana de Psicologia (APA), a maior entidade da área. Esse site foi criado para divulgar os tratamentos recomendados para a maioria dos transtornos mentais. Você pode ter mais informações no livro: A Terapia Cognitivo-Comportamental Baseada em Evidências.

Qual o seu foco de trabalho?
O foco principal do meu trabalho em Psicoterapia é:

  • Transtornos de Ansiedade e Fóbicos;
  • Manejo de Estresse;
  • Transtornos Depressivos;
  • Transtorno Obsessivo-compulsivo;
  • Transtorno de Estresse Pós-traumático;
  • Transtornos de Personalidade;
  • Acompanhamento Psicológico de Dieta para emagrecimento, doenças crônicas e esporte.
  • Outros casos serão avaliados e, se necessário, encaminhados.

Não tenho problemas que necessitem de psicoterapia, mas queria melhorar algumas coisas na minha vida pessoal ou no trabalho. Posso fazer psicoterapia?
Sim. Em geral o foco da psicoterapia é ajudar a pessoas a aliviarem seu sofrimento e/ou lidarem com problemas. Mas é possível sim fazer um trabalho de melhoria de habilidades, competências e, também, para que você atinja objetivos que adia há muito tempo. Para isso eu criei a aba “Desenvolvimento Pessoal”, onde explico melhor o trabalho.

Sugestão de Leitura:

Sobre Supervisão, clique aqui: Supervisão.


Observações adicionais:
Psicólogo: profissional formado em Psicologia, que pode utilizar, por exemplo, a TCC.
Psiquiatra: profissional formado em medicina que se especializou em Psiquiatria.
Psicanalista: profissional graduado, geralmente em Psicologia ou Medicina, que fez um curso de psicanálise.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.