No dia 29 de Janeiro de 2019, às 15:30h a psicóloga Paloma Câmara Dantas e eu (Bruno) iremos ministrar uma palestra abordando os aspectos psicológicos do tratamento do Diabetes.
Quando a pessoa recebe o diagnóstico de Diabetes vem o:
“choque emocional, saber que tem um problema que necessitará de cuidados para o resto da vida. Que terá que mudar o estilo de vida, o jeito de comer seu e da família (sim, ela faz e tem que fazer parte do tratamento). Que vai ter que ir em festas, aniversários, casamentos, reuniões e não vai poder comer o que quer. E para piorar, diabetes não tem sintomas, pode ficar sem cuidar que não sente nada, mas o corpo está ali, ficando mais doente.” Fonte: blog Psicologia Catalão
Raiva, revolta, frustração, ansiedade, sofrimento e outras emoções podem afligir a pessoa. Por esse e outros motivos é importante cuidar do lado psicológico. O tratamento precisa de motivação, de mudança de comportamentos, aprender a lidar com aspectos da prevenção (alimentação, medicação, relacionamentos, festas, viagens…).
E, um dos pontos mais importantes, a psicoeducação é fundamental. Ajudar a pessoa a entender e aceitar a doença. Pois só assim o tratamento será efetivo.
Caso tenha interesse no tema da palestra, a Palestra (slides) está disponível aqui:
Se quiser , leia esse texto já publicado no blog: Diabetes: Por que é tão difícil cuidar?