Bruno Marinho de Sousa

Em 2015 as pessoas na internet debateram a cor de um vestido: era preto e branco ou azul e dourado? Em 2017 veio outra imagem, a de um tênis. E agora em 2019 essa mesma imagem do tênis voltou a gerar polêmica. Nesse texto vou explicar um pouco sobre esse tipo de ilusão e umas explicações fantasiosas sobre seu motivo.

tenis
Imagem: TechTudo

A imagem do tênis é essa aí de cima. Agora vem a parte interessante. As pessoas viram cores diferentes ao olhar a mesma imagem. No Instagram do site (@psicologiacatalao) eu fiz uma rápida pesquisa e as pessoas relataram que viram o tênis nas seguintes cores: verde esverdeado, cinza e verde, verde fluorescente, cinza com detalhes e cadarço azul marinho e rosa e azul.

Confesso que fiquei surpreso. Eu vejo o tênis verde com cinza. Minha imaginação nem consegue imaginar essas outras cores ali. Mas por que será que uma mesma imagem provoca tantas percepções de cores diferentes??

Antes de responder isso, é importante saber que:

“As sensações cromáticas são efeitos totalmente subjetivos produzidos pela luz refletida de certos comprimentos de onda do espectro visível sobre o sistema nervoso” (Schiffman, 2005, p. 85).

Em outras palavras, para “vermos” as coisas e suas cores precisamos de luz, que é uma energia eletromagnética que pode ser produzida (ex. Sol, fogo) e refletida por outros objetos (ex. papel, parede). Nosso olho vai captar essa luz, transformá-la em impulso nervoso e enviá-la até o cérebro para ser processada. Assim, a visão de cores depende de como nosso cérebro irá interpretar essa energia, bem como do contexto em que estão inseridas.

Leia mais: A luz e o olho

Um ponto bastante importante na percepção de cores é que ela depende do contexto em que os objetos estão inseridos. Conforme apontou o professor Dr. Leonardo Gomes Bernardino (Psicologia, UFU) para esse site:

“A percepção de cor é uma construção do cérebro. Não existe cor a priori. E a cor é dependente do contexto. Cada cérebro interpreta a iluminação ao redor de uma maneira, por isso dá diferença. E nessa história do contexto, envolve também a iluminação do celular. Por isso pode dar diferença entre um e outro”.

Dessa forma, as diferentes nuances de cores percebidas na imagem dependerá da tela onde a imagem foi vista e de como seu cérebro irá entender esse contexto. Somente após isso você terá sua percepção subjetiva de cor. Abaixo você pode ver as duas principais “cores” vistas no tênis:

tenis rosa e verde comparação
Imagem: Huffpostbrasil

A noite todos os gatos são pardos…

Em algumas explicações as pessoas estão complicando muito, apontando que: “pessoas com dominância do lado esquerdo do cérebro enxergam tênis cinza e verde“. Isso não faz sentido, é querer usar a Neuromania da Neurobobagem. Para se explicar um fenômeno pelos hemisférios (“lados”) cerebrais é necessário todo um protocolo experimental (isolar a imagem, a forma de apresentação dessa imagem, o tempo de exposição da imagem, a localização da imagem na tela e etc. ).

quiasma
Imagem: blogPercepto

Olhando a imagem anterior você percebe algo simples: ao ler esse texto, ou olhar a imagem do tênis, seus olhos fizeram uma varredura no ambiente, enviando informações para ambos os hemisférios e eles se comunicaram via corpo caloso (uma “ponte” entre eles). O protocolo é importante para isolar a imagem para que a informação visual seja processada por um dos hemisférios. Mas mesmo assim, é complicado afirmar isso, pois os hemisférios se comunicam o tempo todo pelo corpo caloso.

Dessa forma, atribuir explicações sobre hemisférios cerebrais só é plausível se for respeitado as condições mínimas para se garantir que a informação chegou apenas a um deles.

Ainda quer acreditar na explicação da Neurobobagem e não no poder do contexto? Então assista o vídeo abaixo e tire suas próprias conclusões:

 


Leia mais nos textos do blogPercepto:

Referência: Schiffman, H. R. (2004). Sensação E Percepção . Grupo Gen-LTC.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s