Bruno Marinho de Sousa

Terapia Online funciona? Quando essa modalidade surgiu vários psicólogos torceram o nariz. Na verdade, é comum o pessoal da psicologia torcer o nariz para qualquer coisa que não seja da sua área de domínio, como acontece com o Coaching.

Torcer o nariz
Imagem: Kadesland

O atendimento online, ou terapia online, está em grande expansão no Brasil e no mundo. Para isso há o uso de aplicativos e programas diversos. Pode ser feito via videoconferência, ligação, e-mail e seja lá qual outra forma surgir.

Diversos estudos mostram que a terapia online é eficaz. Por exemplo, os cientistas Maria Adélia Minghelli Pieta e William B. Gomes realizaram uma revisão de estudos em psicoterapia pela internet. A maioria dos estudos é com a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e os resultados indicaram:

“similaridades entre a relação terapêutica online e a presencial, mostrando-se a psicoterapia pela internet efetiva nas mais distintas modalidades”.

No mesmo trabalho, os autores concluem que “as questões legais e éticas que se delineiam no campo parecem ser parcialmente resolvidas com diretrizes claras para a prática e o treino”. E foi isso que o Conselho Federal de Psicologia (CFP) fez.

O CFP criou diretrizes para o atendimento online a partir da Resolução CFP nº 11/2012, que foi atualizada pela Resolução CFP nº 11/2018. Essa Resolução amplia a oferta de serviços mediados por tecnologias da informação e comunicação. Mas não virou oba-oba.

O número de sessões agora não é mais limitado, exige o cadastro do profissional junto ao Conselho Regional de Psicologia (CRP), aponta que pessoas em situação de emergência, urgência e grupos em situação de violação de direitos ou de violência devem ser atendidas presencialmente. E claro, todo o Código de Ética profissional e demais resoluções também devem ser respeitadas.

Dessa forma, caso você decida pelo atendimento psicológico online busque se informar se seu psicólogo está cadastrado no site Cadastro e-Psi. Basta clicar aqui e digitar o nome da (o) psicóloga (o) – se quiser pode testar com o meu. Caso não nome não esteja cadastrado, busque se informar sobre o motivo disso. O cadastro é simples e gratuito, não há motivo para um profissional sério não se cadastrar.

E o atendimento, como funciona?

Sim e não é muito diferente do atendimento presencial. Você irá escolher o psicólogo de alguma forma, existem sites que fornecem listas de psicólogos. E há psicólogos como eu que possuem o próprio site com diversas informações sobre seu trabalho.

Depois disso você entrará em contato. No geral nós estamos trabalhando muito mais com aplicativos de mensagens (WhatsApp, Telegram) do que com ligações. Ao entrar em contato tire suas dúvidas sobre: formação, forma de trabalho, pagamento, faltas, duração, aspectos éticos, insegurança sobre essa forma de atendimento e etc.

Uma dúvida muito comum dos profissionais e de pessoas atendidas é sobre a Empatia e a relação terapêutica, que são aspectos fundamentais para o atendimento psicológico. O que os estudos sugerem? Voltando novamente ao estudo de Gomes e Pieta, os autores apontam que:

“escalas de medida da relação terapêutica utilizadas em intervenções psicoterápicas têm mostrado que as pontuações obtidas nas terapias online não diferem significativamente das encontradas nas tradicionais”.

Assim, no atendimento online pode ocorrer uma perda de informações de comportamento não-verbais, mas isso não afeta de forma significativa a eficiência da terapia. Afinal de contas, Empatia não é algo místico que precisa de proximidade física para ocorrer. Ela ocorre quando duas pessoas se comunicam, trocam informações, entendem uma a outra. Outro estudo mostra que é possível sim  acolher e realizar os objetivos do atendimento (ver Carolina e Gerson em Leia mais).

Atendimento Online
Imagem: TheWireCutter

Ao conversar com o psicólogo, você irá decidir se é com ele ou não que vai querer o atendimento online. Irão combinar dia e horário. E fazer o primeiro atendimento. Tanto presencialmente quando online o primeiro atendimento serve para as duas partes se conhecerem. O psicólogo buscará entender a sua demanda por meio de uma análise funcional, uma anamnese, fazendo perguntas, observando sua forma de se comunicar.

Por outro lado, você irá avaliar se fica à vontade com o psicólogo, se ele consegue criar um ambiente favorável, se você está confiando na competência dele. Sim, você tem o direito de fazer isso também e, provavelmente, fará.

Ao fim da última sessão definirão a continuidade ou não do trabalho. Simples, não? É igual ao atendimento presencial. Você não tem obrigação de continuar. É sua vida, você que decide o que fazer.

Os aspectos éticos do atendimento continuam valendo: sigilo, uso de teorias e técnicas reconhecidas pela Psicologia (então nada de “achismos” e neurobobagens) e nada de psicólogo decidir sobre sua vida.

Ainda acha que atendimento online não funciona? Ele funciona sim, e muito bem! Leia esse artigo “A Comprehensive Review and a Meta-Analysis of the Effectiveness of Internet-Based Psychotherapeutic Interventions”, em inglês, onde os cientistas concluem que os resultados de seu estudo apontam:

forte apoio para a adoção de intervenções psicológicas online como uma atividade terapêutica legítima”.


Leia mais:

Lista de diversos estudos que mostram a efetividade da terapia online: GoogleScholar.

Pieta, Maria Adélia Minghelli, & Gomes, William B.. (2014). Psicoterapia pela Internet: viável ou inviável?. Psicologia: Ciência e Profissão, 34(1), 18-31. https://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932014000100003

Barak, A., Hen, L., Boniel-Nissim, M., & Shapira, N. (2008). A comprehensive review and a meta-analysis of the effectiveness of internet-based psychotherapeutic interventions. Journal of Technology in Human Services, 26(2/4), 109-160.

Siegmund, Gerson, & Lisboa, Carolina. (2015). Orientação Psicológica On-line: Percepção dos Profissionais sobre a Relação com os Clientes. Psicologia: Ciência e Profissão, 35(1), 168-181. https://dx.doi.org/10.1590/1982-3703001312012

2 comentários em “Atendimento Psicológico Online funciona?

  1. Muito bom. Muitas pessoas tem dificuldades em falar de si pessoalmente, penso q esse é um caminho pras pessoas tomarem coragem de falar de si pra outra pessoa. Sem falar na praticidade de vc estar em casa, não ter q procurar estacionamento rss. Muito bom . Sucesso

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s