Dicas para a Quarentena: 13 – Meu Vizinho Totoro

Bruno Marinho de Sousa

Meu Amigo Totoro

A dica de hoje é de um filme excelente. Se você tiver filhos, melhor ainda. Trata-se de uma animação do Studio Ghibli, do Japão. Esse estúdio é tipo a Disney de lá. Até hoje não vi um filme ruim deles. Lembre-se desse nome: Hayao Miyazaki. É ele o gênio por trás das animações.

Tonari no Totoro

A dica de hoje é de um filme excelente para assistir. Se você tiver filhos, vai ser melhor ainda assistir com eles. O filme é O meu Vizinho Totoro, às vezes você vai ver também como Meu Amigo Totoro. Não entendi porque existe essa variação.

O resumo da história: no Japão da década de 1950 duas irmãs precisam se mudar com o pai para ficar mais perto da mãe. Ela está doente e hospitalizada e por isso a família quer ficar perto dela.

Ao se mudarem para uma nova casa situações e seres inusitados aparecem para as irmãs. Mas não se preocupe em assustar seus filhos (ou você). O filme mostra a história pelos olhos das crianças. E isso que faz toda a diferença. O “sobrenatural” se refere mais a natureza e aos seus elementos. Tema constante nas obras do Studio Ghibli.

O mais interessante é que a história se baseia na vida do diretor que teve sua mãe hospitalizada devido a tuberculose. Tem inspiração Alice no País das Maravilhas e nos elementos da natureza que ele conviveu.

Assista ao vídeo do escritor Adriano Rossi que analisou o filme. Ele tem um canal chamado Pense Além da Caixa, no YouTube. É uma forma muito boa de entender a história e aproveitar melhoro filme Meu Amigo Totoro:

Aplicação Prática:

Aproveite o filme para ver em família. Desligue seu lado adulto, que vai ter preconceito com um “desenho” e se permita aproveitar o filme. Observe seus filhos enquanto assistem o filme, se divirta com eles. Depois, converse com eles sobre o que acharam!

Aqui no blog Psicologia Catalão eu já escrevi sobre isso: Relacionamentos melhoram nossa saúde mental e também na Dica #12 – SEJA ASTRONAUTA, uma das dicas deles é justamente melhorar os relacionamentos, ter mais empatia.

Avaliação: 1 de 5.

Leia outras #DicasQuarentena

Dicas para Quarentena.


Assista outros filmes:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.