Bruno Marinho de Sousa
- Por que é tão difícil se levantar, se arrumar e ir praticar alguma atividade física?
- Por que é tão bom deitar no sofá e ver aquela temporada completa da série que gostamos?
No vídeo abaixo Drauzio Varella explica muito bem o motivo da nossa preguiça em realizar atividades físicas. Nas palavras dele:
“Exercício precisa ser encarado com disciplina militar.”
Concordo com ele. Exercício tem que fazer parte da nossa rotina semanal, tanto quanto comer, beber água, tomar banho. E não só isso, devemos nos movimentar mais, andar menos de carro e mais a pé, subir escadas e etc.
Além disso, a atividade física regular (sob orientação profissional), pode te ajudar a manter o peso ou emagrecer. Melhorando também a sensação de bem estar pós-exercício e por algumas horas. Um dos motivos de nos mantermos nos exercícios é essa sensação, ela reforça o comportamento. A atividade física faz bem para o corpo, por exemplo, pode reduzir ou retardar os efeitos da osteoporose.
E não é só o corpo o maior beneficiado, seu cérebro também irá agradecer sua disciplina militar em fazer exercícios. Numa entrevista à BBC, César Kalazich, especialista em medicina esportiva da MEDS, aponta:
“Há várias décadas se acumulam evidências indicando os benefícios da atividade física, tanto aeróbica como de força (ou resistência), na função cognitiva, tempo de reação e memória, entre outras propriedades”.
E os benefícios são observados em todas as idades, independente da classe social e gênero.
Acha muito difícil colocar a atividade física na sua rotina? Sempre começa e desiste após algumas semanas. Siga essa dica de um amigo meu, engenheiro e frequentador de academia há muitos anos:
“- Vá na academia nem que seja para beber água!”
O conselho por trás disso é fantástico e serve para qualquer atividade física. Se você quebra a rotina de praticar atividade física, no dia seguinte ficará com preguiça e isso aumentará suas chances de faltar mais um dia, mais um e mais. Logo a procrastinação toma conta e você volta para o sedentarismo…
Então não enrole, planeje sua atividade física, busque orientação profissional e se movimente!
Leia mais:
Fonte da entrevista: Ciência identifica atividades físicas que mais ajudam o cérebro
2 Replies to “Por que praticar exercício é tão ruim?”