Modelo S.C.O.R.E. para Solução de Problemas

Bruno Marinho de Sousa

O modelo S.C.O.R.E. foi desenvolvido por Robert Dilts e Todd Epstein em 1987. O objetivo da técnica é desmembrar, quebrar, o problema em partes menores, o que facilita achar as causas do problema e como isso te afeta (sintomas). Muitos desses sintomas podem ser emocionais, então procure entender o papel das emoções no problema. A partir da descoberta das causas e sintomas, você busca recursos para sair do seu estado atual (problemático) para o desejado. A sigla S.C.O.R.E. significa:

  • Sintomas: como o problema te afeta, como você o sente, como ele te perturba emocionalmente Perguntas: O que precisa mudar? O que não funciona? O que te impede de ser como gostaria? Qual o sofrimento que sente? Qual o pensamento que não sai da sua cabeça?.
  • Causas: é a situação, condição, que gerou os sintomas (e o problema), está no passado ou no presente. Perguntas: Quando começou? Qual era a situação? Por que isso te afeta? Por que esses sintomas surgiram?
  • Objetivo: é o resultado que gostaria, é o como a situação deveria estar (problema solucionado de forma satisfatória), é onde quer chegar. Perguntas: Se pudesse resolver o problema agora, como faria? O que deseja com a solução? Como está agora e como gostaria de estar?
  • Recursos: suas habilidades, capacidades, competências para lidar com o problema. Perguntas: Já teve algum problema semelhante, se sim, o que fez? O que você poderia fazer hoje, agora, para resolver? O que te falta para solucionar? Outra pessoa tem a habilidade/recursos para te ajudar? O que um amigo ou conhecido que você confia faria nessa situação?
  • Efeito: as consequências de se solucionar o problema (futuro). Perguntas: O que irá acontecer quando resolver esse problema? O que irá aliviar? O que irá mudar? O efeito será duradouro? O que solucionar o problema (objetivo) representa?

Ao lidar com um problema, Defina o Objetivo de forma Clara e Específica. Para facilitar, observe o esquema da figura abaixo, leia as perguntas, tente incorporar a ideia básica do modelo S.C.O.R.E. Isso poderá ficar automático e assim você lidará melhor com seus problemas. Lembre-se: isso pode facilitar/ajudar, mas não é infalível!

SCORE - leigos

Exemplo: José procurou ajuda porque se sentia desmotivado, cansado e percebeu que depois do serviço não tinha energia para fazer mais nada. Queria apenas se deitar. Sentia que sua vida estava sem graça e sem sentido. Em sessão foram investigadas as possíveis causas e também explicado e treinado o modelo S.C.O.R.E. Em casa ele fez e preencheu um quadro semelhante ao abaixo. Após levantar os recursos ele foi atrás da solução para buscar os efeitos desejados.

S.C.O.R.E.

Sintomas

Causas

Objetivo

Recursos

Efeito desejado

Estou morto de cansaço, não consigo fazer as coisas direito Ando dormindo mal, meu trabalho suga minhas energias Ter mais disposição e menos estresse Comer melhor, praticar atividades físicas, fazer terapia, meditar Maior controle sobre a vida, menos cansaço, mais satisfação com o trabalho.

 


Leia mais:

  • Caballo, V. E., & Claudino, M. D. (1996). Manual de técnicas de terapia e modificação do comportamento. Editora Santos.
  • Burton, K. (2014). Coaching com PNL para leigos. Editora Alta Books.

Imagem: Modelo Score (Coaching com PNL para Leigos)

Um comentário sobre “Modelo S.C.O.R.E. para Solução de Problemas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s