Como saber se seu psicólogo trabalha com Terapia Cognitivo-Comportamental?

Bruno Marinho de Sousa

O aumento pela procura por atendimento em Terapia Cognitivo-Comportamental é grande no Brasil. Isso deve a diversos fatores, dentre eles:

  • formação de profissionais na abordagem;
  • a base científica da TCC;
  • sua eficácia para lidar com vários transtornos e problemas psicológicos;
  • sua maior divulgação;
  • sua integração com tratamentos multidisciplinares e farmacológicos.

3e

Esse aumento pela procura fez com que muitos profissionais sem formação adequada se intitulassem psicólogos que atendem em TCC. Infelizmente tanto o Conselho Federal de Psicologia (CFP), quanto os Conselhos Regionais(CRPs), não exigem uma validação para o profissional atuar em determinada abordagem. Basta ele querer dizer que atua.

Por exemplo, se eu quiser a partir de hoje falar que trabalho com Psicanálise, nada me impede. Quer entender melhor, leia o que o CFP diz: “Dúvidas frequentes sobre o tema: Psicoterapia”. Por outro lado há um movimento de controle. A Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental faz um processo de acreditação de seus membros, para garantir membros com “qualificação de nível superior que trabalhem com o conhecimento científico e filosófico da Análise do Comportamento e do Behaviorismo Radical“.

Se você não estudou Psicologia pode estar confusa (o). Funciona assim: durante a graduação nós estudamos a abordagem que os professores trabalham, ou estudaram, não o que queremos ou que o mercado procura. Simples assim.

Então ao formar temos uma formação ampla, abrangente, mas difusa. Isso é bom, pois estudamos Estatística, Metodologia Científica, Sociologia, Anatomia, Antropologia e etc. Por outro lado é ruim porque podemos nos limitar às abordagens estudadas pelos professores, que no Brasil se restringe muito à Psicanálise.

Isso ocorre porque, pelo menos nas Universidades Públicas, os professores possuem estabilidade profissional, ou seja, só saem quando se aposentam. Dessa forma, para os cursos terem uma cara nova leva alguns anos ou décadas. E como antigamente no Brasil a Psicanálise predominava, continuam formando profissionais que irão atuar nessa abordagem.

Na minha época de graduação na Universidade Federal de Uberlândia havia poucos professores que trabalham com outros áreas e abordagens, como Psicologia Cognitiva,  Análise do Comportamento ou TCC. Uma forma que nós alunos utilizávamos para lidar com isso foi por meio de grupos de estudos e estudar por conta própria. Havia também um estágio em Terapia Comportamental que fiz, o que gerava muita concorrência devido a pouco oferta.

Mas onde quero chegar com isso?

Para quem acompanha meu blog sabe que a TCC possui uma sólida base científica. Isso quer dizer que ela não se baseia em opiniões de “autoridades” na área, mas sim em estudos científicos. Ela é uma abordagem ensinada nas melhores universidades do mundo, como a Universidade de Harvard (veja mais aqui: Clinical Psychology).

Em 2015 uma meta-análise (um estudo que analisa resultados de diversos estudos com um objetivo de avaliar algo sobre eles) e constatou que a TCC apresentou uma leve queda ao longo dos anos na eficácia para o tratamento da Depressão Unipolar.

Mas por que isso aconteceu???

Conforme os autores do estudo apontam (p. 14):

imagem artigo metaanalise

Numa tradução livre:

“…pacientes que receberam a TCC de psicólogos experientes tiveram uma redução mais pronunciada nos sintomas depressivos em comparação com os pacientes que receberam a TCC de estudantes de psicologia, com menos experiência em fazer terapia.”

Está vendo a seriedade da TCC? Nós nos preocupamos em saber se nossa forma de trabalho é eficaz ou não, buscamos sempre nos aperfeiçoar. Em outro artigo, mostra que a terapia funciona melhor se utilizada com mais rigor, leia mais aqui.

O primeiro estudo aponta que a experiência do psicólogo com a TCC conta muito para a eficácia do tratamento. Não só a idade do terapeuta ajuda nisso. Uma forma de ter mais experiência é estudar, fazer cursos, ter supervisão com um psicólogo mais experiente, conversar com outros psicólogos. Isso não é algo opcional, é obrigatório para todo profissional sério.

Para vocês entenderem melhor, eu tenho Mestrado e Doutorado pela Universidade de São Paulo – USP e, mesmo assim, tenho um supervisor, o psicólogo Leonardo Machado do Nascimento. Ele atua como psicólogo há mais tempo do que eu, por isso tem uma bagagem maior e durante as supervisões tiro dúvidas e ele me orienta nos casos que atendo.

Então, para você que é leigo, como descobrir se o psicólogo que procurou atende pela TCC?

Simples, nós psicólogos somos prestadores de serviços. Você pode nos fazer perguntas. Você não faz isso ao contratar qualquer outro profissional? Para saber se seu ou sua psicóloga trabalha com a TCC, pergunte:

  • Qual a formação? (Graduação, estágio e etc.)
  • Qual a experiência profissional?
  • Se tem cursos na área?
  • Se tem supervisão? (Falarei disso em outro texto).

Essas perguntas podem te ajudar a entender melhor o trabalho do profissional. Também dá a chance para o profissional mostrar sua competência. E, principalmente, permite você saber se sentirá confiança e afinidade pelo profissional. Não usamos um bisturi nem prescrevemos medicação, mas a terapia envolve sua vida, seu tempo e seu dinheiro.

Algumas observações importantes. Se o psicólogo:

  • contar sobre outras pessoas que atende, saiba que isso vai contra o nosso Código de Ética. O atendimento é sigiloso. Então questione isso e denuncie.
  • fizer referência a astrologia, cartas, adivinhação de futuro ou algo do tipo, questione, isso também vai contra nosso Código de Ética, sendo passível de denúncia e punição.
  • te der repostas para seus problemas, tome cuidado. Você está atrás de terapia, não Consultoria.

A TCC busca te dar consciência dos seus comportamentos e que você aprenda a guiar sua própria vida. Nós não temos poder para saber o que é melhor para você. É comum algumas pessoas relatarem que “minha psicóloga/meu psicólogo me mandou terminar o relacionamento…, que tenho que largar o emprego para parar de sofrer”. Na TCC não fazemos isso.

Se o psicólogo ou psicóloga que procurou te oferecer um primeiro contato gratuito, para conhecer a forma de trabalho, o que é TCC, aproveite a chance e vá.
Espero ter ajudado.


Leia mais:

Imagens: Imagem TCC – Juliana Morillo e Psychological Bulletin

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s