Por que é difícil meditar?

Bruno Marinho de Sousa

Procure um lugar tranquilo, em que ninguém irá te interromper, coloque uma música relaxante (sons de água, chuva), sente-se confortavelmente, costas eretas, tente relaxar…

meditação e distração

Geralmente essas podem ser as instruções que você recebe ao iniciar um programa de Meditação. Essas condições são muito boas, vários elementos ali ajudarão a se aprofundar na sua concentração. Lembrando que meditação é uma técnica que “reduz divagação mental por disciplinamento da mente na arte de se manter focado”.

Mas, realmente dá para fazer sempre assim? Claro que não!!!.

Se você nunca meditou, não sabe como fazer, ou faz com sons, almofadas e etc., pode ler meu texto para aprender uma outra forma: Como Meditar?. Lembre-se, a meditação não te dá superpoderes, ela te ajuda a mudar seu cérebro, deixá-lo mais eficiente, a ter mais foco, mais controle emocional, a perceber melhor as mudanças no seu corpo e etc. 1

No meu texto eu mesmo falo para você:

“Para começar é recomendável tirar relógio, desapertar as roupas (se não puder colocar roupas confortáveis), tente ficar confortável. Você pode meditar sentado em uma cadeira, com as costas apoiadas e as mãos sobre as pernas. Ou sentado no chão com as costas apoiadas em algo, por exemplo, com as costas apoiadas na cama ou sofá.”

Já notou alguma diferença no jeito “diferente” das minhas instruções? Eu apenas instruo algumas coisas para evitar que elas atrapalhem, como uma perna dormente por estar cruzada.

A meditação deve ser adequada ao seu ambiente do dia a dia. Muitas pessoas buscam toda uma experiência mística com a meditação. Mas isso tudo pode se tornar até um problema: e quando você não tiver os sons, a almofada e o lugar em que não será incomodada (o)?

A essência da meditação é notar, ficar consciente, quando você se distrai, quando seus pensamentos voam, divagam, ruminam e trazer sua atenção de volta para a respiração.

É nesse momento que você está desenvolvendo sua capacidade de meditar. Você está treinando sua mente, seu cérebro, a focar em algo, a se “desligar”, ou como alguns gostam de dizer: está silenciando sua mente. Quanto mais você treinar voltar sua atenção para a respiração, melhor você ficará e melhores serão os benefícios da meditação na sua vida.

Então você não precisa de um lugar, de uma música, de um cheiro para meditar. Você precisa parar um tempo e meditar. Simples assim. Nos meus atendimentos e treinamentos eu ensino a pessoa a meditar o mais simples possível justamente para não parecer que é algo difícil, ou complicado demais. Porque meditar não é! A dificuldade é começar.

Assim como qualquer habilidade, a meditação pode e precisa ser treinada. Se você não pratica exercícios, como corrida, dificilmente completará a corrida de São Silvestre num tempo razoável, se chegar a completar. Mas se começar andando, depois correndo aos poucos, tendo foco nos seus objetivos, já terá um desempenho bem melhor.

Entenda essa regra de ouro: o ponto central para se desenvolver qualquer habilidade, seja ela uma capacidade física ou intelectual, é TREINO e DEDICAÇÃO.

Assim, como se treina um músculo, o cérebro precisa também de treino. Tem uma história que roda a internet que ilustra a essência do que quero que entenda:

Conta-se que um jovem estava ouvindo um pianista já idoso e se encantou com a música. Quando o pianista parou de tocar o jovem se aproximou e falou: “Eu daria minha vida para tocar tão bem quanto você”. O pianista se vira para ele e diz: “Eu dei a minha vida para isso”.


Leia mais sobre os benefícios da Meditação

Imagem: Meditação – Michele Marconi for the Guardian.

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