Bruno Marinho de Sousa

Há um tempo atrás escrevi um texto com o título: “Por que Psicólogos não podem usar o Coaching?”. Numa nota de 2016 do Conselho Federal de Psicologia (CFP) aponta que:

“…a prática de técnicas aplicadas pelo profissional que se denomina coaching não é um conhecimento da Psicologia ou pertence a qualquer uma das suas especialidades. Assim, os profissionais da Psicologia que atuam com essa formação não devem associar suas ações às práticas psicológicas.”

No meu texto eu apontei as semelhanças entre o trabalho das duas profissões e, principalmente, que nós psicólogos poderíamos sim trabalhar com coaching devido a nossa ampla formação. Afinal, nosso trabalho “serve para desenvolver habilidades e competências, melhorar o bem-estar e a qualidade de vida”. Então nada mais justo que nos apropriarmos disso como instrumento de trabalho.

capa-psicologia-x-coaching
Imagem: InterTVWeb

Essa nota havia gerado muitos comentários negativos. Se você estiver lendo esse texto no futuro, saiba que hoje há uma demonização do coaching . E como tudo que se desenvolve rápido demais, há um descontrole na formação. Muitas escolas, muitos alunos, muita promessa de ganhos. Vai levar um tempo para o mercado controlar isso.

Mas voltando ao CFP, esse ano finalmente houve uma reformulação sobre Coaching e Psicologia. O CFP lançou uma nota orientativa que diz:

“…. Assim sendo, entende que o trabalho da (do) psicóloga (o) na utilização do coaching é de extrema importância para a realização de um trabalho que vise à proteção e garantia do cuidado com a sociedade. É necessário ressaltar que, ao exercer o coaching, enquanto psicóloga (o), a (o) profissional está sujeita (o) à totalidade do Código de Ética (Res. CFP n. 010/2005), ”

Ou seja agora as (os) psicólogas (os) podem usar o processo de Coaching em seu trabalho. Dessa forma, meu texto está defasado. Hoje podemos realizar o processo de Coaching como parte de nosso trabalho ou como foco principal. Então ao procurar um psicólogo ou Coaching, converse, avalie sua afinidade com a (o) profissional, bem com a capacidade para lidar com sua demanda.

Quer entender como um psicólogo te ajuda no processo de Coaching? Dê uma lida nesses textos:


Leia mais:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s