Dicas para a Quarentena: 01 – TENHA ROTINA

Bruno Marinho de Sousa

Eu decidi escrever essas dicas para mostrar como o conhecimento em Psicologia, Neurociências e Terapia Cognitivo-Comportamental pode te ajudar a lidar com a Quarentena e o isolamento.

As dicas não são uma forma de terapia, ou atendimento psicológico, ok?

A ideia é bem mais simples, é você entender que a forma como lidamos com a situação pode ser diferente. O ponto principal é mostrar como o conhecimento científico é útil e pode nos ajudar a ter mais Qualidade de Vida e Bem-Estar. Se gostar das dicas, que ler aqui, repasse, tente ajudar o maior número de pessoas possível!

Então vamos lá!


Dica #1: TENHA ROTINA

No geral o brasileiro trabalha muito, muitas horas por dia. Chega do trabalho, pensa no trabalho, se estressa em casa com o trabalho. Boa parte do dia gira em torno do trabalho. Isso faz com que se tenha uma rotina mental e cerebral para fazer tal coisa naquela hora. O cérebro gosta de rotina*, previsibilidade, a falta disso pode gerar ansiedade.

Durante a quarentena esse ponto em torno do qual parte do dia se perderá. E agora, o que fazer? Vai falar sobre o quê? Vai reclamar do quê? Não sabe ficar quieta (o), não sabe ficar em casa com a família. Isso pode levar ao Estresse.

O Estresse é uma reação psicofisiológica a algum evento, interno ou externo. Ele tem o lado bom e o ruim. No ruim vem a irritação, nervosismo, tédio, cansaço, falta de atenção e concentração, desgaste físico e etc.

Então, nesse momento é necessário manter uma rotina para ocupar a mente, os pensamentos e até lidar melhor com as emoções. Claro que não precisa ser uma rotina que ocupe o mesmo tempo que o trabalho ocupava. As sugestões foram pensadas pensando só na primeira semana. As sugestões são bem simples e servem apenas para dar uma ideia. Use sua criatividade para a sua rotina.

Se vai trabalhar em casa:

  • converse com sua família e explique o que vai fazer e o motivo;
  • deixe claro que não poderá ser interrompida (o) – exceto urgências;
  • defina os horários de trabalho e trabalhe;
  • ao fazer pausas, seja breve;
  • pare para o almoço e lanche, descanse (isso melhora seu rendimento);
  • faça algum tipo de exercício (sedentarismo faz mal);
  • se alimente bem (o sistema imunológico agradece);
  • aproveite o tempo que não irá gastar com transporte: se distraia lendo, assistindo filmes/séries, meditando, rezando, arrumando os afazeres de casa;
  • durma melhor;
  • converse com as pessoas da sua casa!

Se não vai trabalhar em casa (aqui complicado porque a preocupação com dinheiro pode e vai perturbar):

  • ajeite as coisas na casa que sempre deixou pra depois por causa do cansaço e/ou falta de tempo;
  • leia, assista filmes, reze, medite, converse com as pessoas;
  • aprenda receitas novas e mais simples;
  • faça cursos online e gratuitos (claro, se tiver uma internet boa pra isso);
  • o conhecimento pode te ajudar em algum momento;
  • aprenda sobre educação e controle financeiro;
  • busque uma rotina mesmo dentro dessa situação.

Aplicação no seu dia:

Para ter uma rotina você precisa se organizar (óbvio). Então aqui vai uma dica simples e fácil: use um planner, ou agenda, ou pedaço de papel, ou aplicativo de celular (google keep, google agenda, wunderlist, everonote, onenote, trello, etc.). Não se limite pelo recurso, apenas faça. Se usar a agenda diária:

 

agenda
Imagem: viram que não precisa de nada muito elaborado? Reparem no garrancho que é minha letra.

Faça isso para todos os dias da semana, assim terá uma visão geral. Isso ajuda a diminuir a ansiedade, você se programa e até agiliza umas coisas. Exemplo:

Imagem: GTD Brasil (no canal do YouTube).
Imagem: GTD Brasil (no canal do YouTube).




Leia mais:

*A rotina pode prejudicar o cérebro em longo prazo, mas aqui estou me referindo apenas ao período de mudança para auxiliar na Quarentena.

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