Dicas para a Quarentena: 06 – ATITUDE MENTAL POSITIVA

Bruno Marinho de Sousa

Dica #5: ATITUDE MENTAL POSITIVA

Isolamento Social, Quarentena, não é fácil. Mas existem outros problemas na vida, que nossos vizinhos, amigos têm que não fazemos ideia de como é. Eu torço muito para que esse período sirva para as pessoas serem mais empáticas umas com as outras.

Hoje a recomendação é você aprender mais sobre empatia a partir de uma doença crônica. Mas nada de teoria, nada de explicação científica. Se quiser aprender mais sobre isso, assista aqui: Empatia (Minutos Psíquicos).

Gostaria que assistissem o vídeo do meu amigo Rômulo Barale. Nós estudamos juntos na graduação e na época começamos a trabalhar com Psicologia do Esporte. A vida fez cada um seguir seu caminho, eu fui pra Ribeirão Preto, ele pra Brasília. Recentemente ele iniciou um canal no YouTube chamado Gladiador da Mente.

View this post on Instagram

Sobre a CURA… Confesso que, há alguns bons dias, estou bastante intrigado e inquieto com o tema da CURA. Tanto que resolvi escrever essa reflexão: Incessantemente me vem à cabeça algumas imagens ou situações cotidianas vivenciadas pelos sujeitos considerados taxativamente como CURADOS de alguma enfermidade. Indo mais além, não para de chegar em minha mente a questão de como é o viver, como são as ações e os sentimentos das pessoas “COMUNS”, ou melhor, as que não possuem alguma doença descrita pela medicina. Como comparação, sempre me chega inúmeros relatos sobre a vida e as atividades promovidas pelos sujeitos considerados atualmente como DOENTES. Ao colecionar essas três situações (CURADOS, COMUNS E DOENTES), consigo, honestamente, declarar que a CURA está bem longe de ser um descobrimento da causa de uma enfermidade e seu, posterior, combate. Ela tem mais a ver com o nossa constante expansão da consciência, ou seja, nossas ações diárias rumo à “ENXERGAR” o mundo de forma menos rigorosa e mais ampla, conseguindo diferenciar as nuances da diversidade humana e crescer a partir de AÇÕES mais conscientes. Ai que o bicho pega!!! Será que as pessoas AGEM mais de forma a expandir sua consciência OU estão mais inertes em um mundo no qual acreditam, piamente, estarem saudáveis na frente da televisão (que me perdoem os amantes do Faustão…etc)? Bom final de semana a todos! Por um mundo com mais reflexão e ação!

A post shared by Rômulo Barale – GM (@romulobaralegm) on

Rômulo possui a Doença de Parkinson. Ela é uma doença progressiva e caracteriza pela degeneração dos neurônios que produzem dopamina. Isso afeta o controle dos movimentos do corpo. Sobre isso você pode ver nesses links: Parkinson (Hospital Albert Einstein) e Doença de Parkinson (Manual MSD).

Muita gente não conhece ou conhece muito pouco a doença (eu sou uma delas). Então o vídeo é uma oportunidade de aprender mais. Ainda melhor é que você ouve um depoimento muito claro e preciso de como é conviver com a doença. Nele há o depoimento do Dr. Rômulo Barale e no vídeo ele conta sobre como foi o processo, do diagnóstico, o início do tratamento e como lida com a doença hoje.

O mais importante, ele demonstra como Ressignificar a vida a partir da Doença, interpretando a doença como amiga que ensinou a viver!

 

 

Aqui tem outro vídeo:

Aplicação no seu dia:

Em vez de reclamar, xingar, culpar todo mundo, por que não busca entender o próximo? No Brasil as pessoas se dizem cristãs, preocupadas com os outros. Mas você realmente já parou para pensar no próximo? O que ele sofre, como é para ele? Se isso que você faz ajuda realmente a pessoa? Ou seu discurso é vazio e só alivia sua consciência?

Conhece alguém que tem alguma doença crônica, grave? Por que não estuda um pouco sobre isso e tenta entender o mundo dessa pessoa?

Leia as outras dicas:


Leia mais:

LIvro: Atitude Mental Positiva, Napoleon Hill.

Imagem destacada: Succes.com

2 Replies to “Dicas para a Quarentena: 06 – ATITUDE MENTAL POSITIVA”

  1. Ótimo post meu amigo! Isso ai… Obrigado por lembrar! De coração!!
    Abraço e vamos q vamos!
    Gladiador da Mente

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.