Bruno Marinho de Sousa
Dica #5: ATITUDE MENTAL POSITIVA
Isolamento Social, Quarentena, não é fácil. Mas existem outros problemas na vida, que nossos vizinhos, amigos têm que não fazemos ideia de como é. Eu torço muito para que esse período sirva para as pessoas serem mais empáticas umas com as outras.
Hoje a recomendação é você aprender mais sobre empatia a partir de uma doença crônica. Mas nada de teoria, nada de explicação científica. Se quiser aprender mais sobre isso, assista aqui: Empatia (Minutos Psíquicos).
Gostaria que assistissem o vídeo do meu amigo Rômulo Barale. Nós estudamos juntos na graduação e na época começamos a trabalhar com Psicologia do Esporte. A vida fez cada um seguir seu caminho, eu fui pra Ribeirão Preto, ele pra Brasília. Recentemente ele iniciou um canal no YouTube chamado Gladiador da Mente.
Rômulo possui a Doença de Parkinson. Ela é uma doença progressiva e caracteriza pela degeneração dos neurônios que produzem dopamina. Isso afeta o controle dos movimentos do corpo. Sobre isso você pode ver nesses links: Parkinson (Hospital Albert Einstein) e Doença de Parkinson (Manual MSD).
Muita gente não conhece ou conhece muito pouco a doença (eu sou uma delas). Então o vídeo é uma oportunidade de aprender mais. Ainda melhor é que você ouve um depoimento muito claro e preciso de como é conviver com a doença. Nele há o depoimento do Dr. Rômulo Barale e no vídeo ele conta sobre como foi o processo, do diagnóstico, o início do tratamento e como lida com a doença hoje.
O mais importante, ele demonstra como Ressignificar a vida a partir da Doença, interpretando a doença como amiga que ensinou a viver!
Aqui tem outro vídeo:
Aplicação no seu dia:
Em vez de reclamar, xingar, culpar todo mundo, por que não busca entender o próximo? No Brasil as pessoas se dizem cristãs, preocupadas com os outros. Mas você realmente já parou para pensar no próximo? O que ele sofre, como é para ele? Se isso que você faz ajuda realmente a pessoa? Ou seu discurso é vazio e só alivia sua consciência?
Conhece alguém que tem alguma doença crônica, grave? Por que não estuda um pouco sobre isso e tenta entender o mundo dessa pessoa?
Leia as outras dicas:
Leia mais:
LIvro: Atitude Mental Positiva, Napoleon Hill.
Imagem destacada: Succes.com
Ótimo post meu amigo! Isso ai… Obrigado por lembrar! De coração!!
Abraço e vamos q vamos!
Gladiador da Mente
CurtirCurtir
Valeu Gladiador! Eu que agradeço permitir publicar seu material!
CurtirCurtir