Dicas para a Quarentena: 10 – INCOMPETÊNCIA E CONFIANÇA

Bruno Marinho de Sousa


Esse texto foi inspirado no vídeo do Canal Eureka! O tema abordado é estudo em Psicologia Cognitiva. O vídeo ficou muito bom!


Nessa série de dica já falei do Viés de Confirmação (DICA #2) em que a pessoa só quer confirmar o que já sabe. Também falei da Militância na Internet (DICA #7), onde falei do Raciocínio Emocional. Ambas as dicas tratam de componentes do nosso funcionamento mental. Queremos estar certos porque “sentimos” isso. Então distorcemos os fatos para eles se encaixarem nas nossas crenças que já existem. Afinal, mudar incomoda.

Efeito Dunning-Kruger: nós somos sabichões que não sabem de nada

eureka incompetente incrível
Imagem: canal Eurek!, do YouTube.

Na dica de hoje vou falar sobre um fenômeno muito interessante. A gente estuda isso em Psicologia, nos livros de Psicologia Cognitiva. Todos os dias estamos vendo exemplo dele na TV, no jornal, nas conversas: o Efeito Dunning-Kruger. Do que ele se trata?

quanto menos sabemos sobre um tema, mais tendemos a achar que sabemos o suficiente (Fonte: El Pais).

Em outras palavras, a pessoa ignorante sobre um assunto ACHA que sabe muito sobre o tal assunto. E ela tem tanta certeza disso, que tem a capacidade de julgar o raciocínio do (s) especialista (s) no assunto como errado!!

O mais interessante do Efeito Dunning-Kruger é que a pessoa sabe tão pouco, ou nada, sobre o assunto que nem percebe que está falando bobagem!

Esse efeito é muito perigoso nos tempos de pandemia. Estamos vendo alguns poucos políticos agir de acordo com o efeito. Sobre a epidemia/pandemia alegam que a pandemia é gripezinha, que ter contato vai ajudar a criar anticorpos. Daí os argumentos não servem mais, muda-se para economia, perseguição, exagero da mídia e etc.

Porque a pessoa já possui um monte de crenças preestabelecidas, intuições, achismos, vieses de confirmação, distorções cognitivas que não tem relação com o assunto. Mas a pessoa vai usar essas crenças para julgar o assunto que não conhece.

Daí vem as pessoas com a tal “estatística” da pandemia: “ah, mas no Brasil são 210 milhões de habitantes, a pandemia não afetou nem 1% da população“, “ah, mas se morrer 7 mil não tem problema, iriam morrer mesmo, a gripe/dengue mata mais“.

O interessante que você não ouve isso de médicos, infectologistas, estatísticos, da Organização Mundial da Saúde, de Associações e Sociedades Médicas. Você ouve da pessoa que quer dar pitaco e acha que sabe da solução. Como já argumentei em outro texto, mesmo que não concorde que a pessoa saiba mais e seja mais capacitada que vários governos de diversos países desenvolvidos, não vai adiantar argumentar. Então mantenha a amizade e deixe pra lá.

Mas esses especialistas do achismo não comentam sobre a rede hospitalar que não vai ter capacidade de atender todos os doentes, sobre modelos matemáticos baseados em probabilidade que preveem a evolução da contaminação, sobre função exponencial, progressão geométrica, sobre modelos preditivos dentro da economia…

Do outro lado temos os especialistas de verdade que, por saberem demais sobre o assunto, acham que as pessoas também sabem muito. Ou até julgam que sabem menos. Por isso no geral vemos a serenidade da fala do especialista contra o discurso apaixonado do ignorante!

 

Aplicação no seu dia:

Todos nós estamos sujeitos ao Efeito Dunning-Kruger. Então a forma mais simples de lidar com ele é se perguntar:

Como eu sei mais que essas pessoas que são especialistas no assunto?

Ah, mas tem aquele cara ali, que é formado em tal coisa, que também fala isso.

Por que somente essa pessoa está indo contra a maioria? Qual a formação atual dela no assunto?

Eu já comentei, não sei como resolver a questão da saúde pública e nem da economia. . Então brigar e militar na internet não vai adiantar. Isso é assunto para o Ministro da Saúde e o da Economia e suas equipes. Então estude o assunto para poder falar melhor sobre ele!

Assista esse vídeo para aprender mais!


Leia as outras dicas:

Leia mais:

Imagem destacada:Freepik.com, por @macrovector_official

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.