Qual a diferença entre Sentimento e Emoção?

Bruno Marinho de Sousa

  • Existe diferença entre Emoção e Sentimento?
  • Uma emoção pode ser controlada?
  • Os sentimentos são apenas psicológicos?

Emoções, Sentimentos e como seu Corpo e Mente reagem

Você está na fazenda, andando no meio do mato e vê uma cascavel, ou uma onça. O que acontece?

Provavelmente seu corpo irá liberar adrenalina e cortisol na corrente sanguínea. Sua pupila vai dilatar, sua temperatura corporal vai subir, seu coração vai acelerar, o sangue vai “sair” dos órgãos viscerais (estômago, intestino…) e vai se concentrar nos músculos, você também vai transpirar. Os músculos irão ficar mais tensos e gerarão comportamentos, como congelar, lutar ou fugir dessa situação. E ainda você provavelmente fará uma cara de susto muito grande! Você provavelmente vai ter um sentimento de medo muito forte. E depois que passar isso tudo, você vai pensar muito sobre o que aconteceu e se dar conta de como seu corpo está.

O que é Emoção? O que é Sentimento?

As emoções

Segundo os cientistas António R. Damásio e Josephe E. LeDoux:

emoções são respostas comportamentais e cognitivas automáticas, geralmente inconscientes, disparadas quando o encéfalo detecta um estímulo significativo, positiva ou negativamente carregado*.

Em outras palavras, uma emoção é um conjunto complexo de ações que geram alterações no corpo. Essas ações são automáticas e quem coordenada isso tudo é o encéfalo (o cérebro faz parte dele). Então, no exemplo acima, a emoção seria a ativação do sistema endócrino (hormônios), sistema nervoso autônomo (coração acelerado e etc.) e o sistema musculoesquelético (músculos tensos, expressões faciais).

E uma observação sobre as Emoções: elas podem ter valência positiva ou negativa. É uma forma de avaliá-las como “boas ou ruins’.

Os sentimentos

No senso comum utilizamos as palavras Emoções e Sentimentos como sinônimos. Mas, conforme apontam os Damásio e LeDoux:

Utiliza-se o termo sentimento para se referir à experiência consciente dessas alterações somáticas e cognitivas*.

Então sentimento é o significado que o cérebro dá para a experiência fisiológica que a emoção gerou. Então é a percepção consciente dessa experiência.

Quais as vantagens de ter Emoções e Sentimentos?

As emoções possuem uma vantagem evolutiva muito importante para todos os animais.  Como é um padrão complexo, podemos ter uma resposta automática que garante a nossa sobrevivência em menos de 1 segundo. Imagine se na frente da onça tivéssemos que pensar o que fazer?

E pelo que já entendeu as emoções não estão sobre nosso controle. Então isso de controlar as emoções é conversa fiada. O que é possível fazer é entendê-las, estar mais consciente delas e partir do disparo emocional, conseguir controlar o que já se está sentindo. Não tem como não ter medo, raiva, tristeza, mas o que faço quando sinto isso eu consigo controlar.

O tal controle emocional é um treino que podemos fazer para aprender a sentir as Emoções e/ou diminuir sua intensidade. Isso é muito comum nos praticantes de meditação. Alguns estudos mostram que a amígdala (cerebral) dos meditadores fica mais “forte” e por isso as emoções são menos intensas. Mas elas estão lá.

Já os Sentimentos possuem um papel diferente. Eles facilitam o aprendizado, inclusive de situações sociais, bem como antecipar e planejar comportamentos. Ou seja, os Sentimentos nos permitem imaginar o futuro e fazer previsões. Exemplo, se eu quero fazer um curso, mas acho que ele vai ser chato, que não vou aproveitar nada dele, eu acabo não fazendo. Simplesmente me imaginei assistindo as aulas, veio uma emoção e eu senti que não seria bom fazer isso.

video-featured

Emoções e Sentimentos no dia a dia

Normalmente não vemos onças, cobras, aranhas caranguejeiras aparecendo na nossa frente a toda hora. Então o que desperta as nossas emoções? As situações do cotidiano. Como nossas Emoções têm uma história filogenética, elas estão adaptadas para situações da “natureza”. Hoje em dia vivemos em cidades, casas, apartamentos, etc. que são ambientes artificiais.

Um exemplo bem simples: você está dirigindo tranquilamente na sua faixa, daí vem alguém e entra na sua frente com tudo, te fechando. Não chegou a ser um risco à sua vida. Mas como normalmente reagimos? Ficamos com raiva! Raiva porque alguém colocou um objeto na nossa frente. Não temos uma emoção para “fechada no trânsito”. Nem uma emoção para lidar com fila, burocracia. Temos apenas aquelas para sobreviver…

Emoções e Terapia

Se as emoções não podem ser controladas, como podemos fazer para lidar melhor com elas? Bem, aqui entra a terapia, em especial a Terapia Cognitivo-Comportamental. O que você faz na terapia que vai te ajuda a lidar com esse universo emocional e sentimental?

Antes de prosseguir, sugiro ler o texto Aprendizagem – Associando Estímulos.

Uma das formas mais básicas de aprendizagem é por Associação de Estímulos. Nós associamos algo (situação, objeto, pensamento, memória…) neutro com alguma coisa que dispara uma emoção. Um exemplo bem simples: antes de namorar com uma pessoa você não sentia algo. Olhou para a pessoa, gostou, deu certo, ficaram juntos. Agora aquela pessoa desperta várias emoções em você. Você associou o cheiro da pessoa, o sorriso, o abraço, a voz dessa pessoa às emoções que sentiu com ela.

Na terapia você vai aprender a identificar os gatilhos das suas emoções (contingências). Isso vai te dar consciência, então você entende melhor seus sentimentos e como eles surgem. Vai entender melhor as associações que fez entre situações, pensamentos e emoções. E a partir disso, você pode reinterpretar algumas situações da sua vida e essas situações não mais geram as emoções, ou gerarão uma emoção bem menor. Então seu sentimento muda.

Duvida que é possível fazer isso? Se você se apaixonou por mais de uma pessoa, fez isso naturalmente…

Depois de avaliar o texto assista o António Damásio falando sobre Emoções e Sentimentos:

 


Leia mais:

Compre o livro:O mistério da consciência: Do corpo e das emoções ao conhecimento de si, António Damásio, editora Companhia das Letras.

2 Replies to “Qual a diferença entre Sentimento e Emoção?”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.